Autor(es):
Marques, Fátima de Jesus Ferreira Reçonha, 1970-
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5479
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino da matemática; Trabalho colaborativo; Organização curricular; Teses de mestrado - 2011
Descrição
Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
Este estudo procura analisar e compreender a dinâmica de trabalho de professores de Matemática num contexto de gestão do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB). Com ele pretende-se responder a questões de investigação respeitantes a dois grupos diferentes: questões relacionadas com a gestão deste programa e questões relacionadas com o trabalho colaborativo entre os docentes. O quadro de referência teórico da investigação integra dois pontos: o currículo de Matemática e a prática lectiva e o trabalho colaborativo entre professores. No primeiro ponto discutem-se aspectos gerais do currículo de Matemática; orientações curriculares em Matemática, com referência a vários documentos orientadores; o panorama Português, nomeadamente no que respeita à comparação entre o novo programa e o anterior programa de Matemática e, por fim, a prática lectiva dos docentes desta disciplina. No segundo ponto discutem-se as culturas de escola e de colaboração entre docentes, a prática reflexiva e as lideranças. A metodologia de investigação segue um paradigma interpretativo e como design de investigação o estudo de caso. Foi seleccionada uma escola secundária que, no ano lectivo 2009/2010, se candidatou à primeira fase de generalização do NPMEB, que, no caso desta escola, teve início no 7.º ano de escolaridade. Deste modo, foi considerado para o estudo de caso o grupo formado pelas duas docentes que leccionaram este ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada entre Setembro de 2009 e Fevereiro de 2010 e recorreu a entrevistas semi-estruturadas, gravadas em áudio; observação das sessões de trabalho, também elas gravadas em áudio e acompanhadas de notas de campo; observação das aulas do subtópico “Funções”, com registos escritos na própria aula e resumos após as mesmas. A análise de dados iniciou-se ainda durante a fase empírica e recorreu à análise de conteúdo com as categorias definidas à posteriori modeladas pelo quadro teórico de referência. Os resultados deste estudo evidenciam que a gestão do NPMEB, realizada por estas docentes, esteve sujeita a condições específicas que facilitaram e contribuíram para o desenvolvimento de um trabalho conjunto enriquecedor a nível pessoal e profissional para as docentes. Apesar disso, surgiram dificuldades relacionadas com a adaptação das professoras e dos alunos às dinâmicas de sala de aula implementadas. Também a falta de manual escolar e o número de horas lectivas da disciplina surgiram como dificuldades na gestão do programa. Neste estudo é possível reconhecer, no trabalho conjunto realizado entre as docentes, características de colaboração ou colegialidade, como seja ser intencional, voluntário, orientado para o desenvolvimento, partilhado e prolongado no tempo. Concluímos que o trabalho colaborativo pode ter reflexos positivos nas práticas lectivas dos professores e no seu desenvolvimento profissional. No contexto de gestão de um novo programa pode contribuir para facilitar o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho, dentro e fora da sala de aula.
This study wants to analyze and understand the dynamics of work of Maths teachers in what concerns the management of the New Teaching Basic Maths Program. It aims to answer research issues relating to two different groups: one concerning the Program management itself and another related to collaborative work among teachers. The theoretical framework of the investigation includes two important topics: the Maths curriculum and teaching practices as well as the teachers' collaborative work. In the first topic, we discuss general aspects of Maths curriculum, Curriculum guides in Maths, with many guidance documents, the Portuguese landscape, namely the comparison between the new and the previous Maths Program and, finally, teaching practices from this school subject teachers. On the second topic, we discuss the school culture and cooperation among teachers, reflective practice and leadership. The research methodology follows an explaining paradigm and shows how to design the case study investigation. It was chosen a Secondary School in the 2009/2010 school year, which applied to the first phase of the NPMEB generalization, began with the seventh grade. Thus, it was considered for the case study a group of two teachers who taught that grade. Data collection took place between September 2009 and February 2010 and applied to semi-structured interviews, all of them recorded in audio, working sessions observation also recorded in audio together with field notes, observation of lessons subtopic "Functions", with written records made in class and with a summary after that. This data analysis began during the further empirical research and it was applied to content- defined categories shaped by the theoretical framework. The results of this study suggest that the management of the New Maths Program held by those teachers, depended on specific conditions that make things easy and contribute to a personal and professional enriching work. Nevertheless, there were some difficulties with the adjustment of teachers and students upon the dynamics implemented. We must also add that the lack of a Textbook and the number of the teaching hours made things harder, specially in managing the Program. This study shows us that the collaborative work among teachers, "collegiality" and cooperation features, such as intentional, voluntary, development oriented, shared and extended in time. We conclude that collaborative work has a positive impact on teaching practice and on teachers' professional improvement. A new management helps developing new methods of work, not only inside the classroom but also outside it.