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Da cidade ao museu e do museu à cidade:uma proposta de itinerário pela azulejaria de autor na Lisboa da segunda metade do século XX

Autor(es): Almeida, Ana Cláudia Vespeira de,

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/628

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de mestrado


Descrição

Tese de mestrado,, Museologia e museografia,, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes,

Esta dissertação - Da Cidade ao Museu e do Museu à Cidade - consiste num projecto de exposição temporária a realizar no Museu Nacional do Azulejo, tendo como base a identificação prévia de núcleos azulejares da segunda metade do século XX inscritos na cidade de Lisboa. Esta exposição encontra-se organizada em quatro núcleos: o Núcleo I corresponde às obras em azulejo incluídas no espaço da Avenida Infante Santo; o Núcleo II abarca algumas intervenções de menção existentes nas estações do Metropolitano de Lisboa; o Núcleo III respeita às obras em suporte cerâmico do Parque das Nações e o Núcleo IV concerne a outras Obras de Referência que marcaram a cidade mas que não apresentam uma relação geográfica de proximidade. Todas as obras cerâmicas que integram os núcleos, como elementos de Arte Pública, encontram-se acessíveis a todos os cidadãos com uma marca autoral forte e constituem obras de referência no campo da azulejaria dos principais artistas portugueses. O principal objectivo da exposição é causar um efeito de proximidade no visitante para assim o manter sempre consciente do lugar de contexto dos revestimentos cerâmicos evocados e promover a sua observação in situ, ou seja remetê-lo de novo para o espaço da cidade. Com esta dissertação propõe-se a criação de uma estratégia de divulgação do património azulejar contemporâneo na cidade. Pretende-se devolver o público a esse território urbano, que ele visita, trabalha ou habita quotidianamente, servindo simultaneamente de mecanismo de preservação do mesmo

This essay - From the City to the Museum and from the Museum to the City - consists in a temporary exhibition project that will take place in the Museu Nacional do Azulejo (National Tile Museum), and it is based upon the previous identification of Azulejo (tile) nucleus of the second half of the 20thcentury. This exhibition is organized in four groups: the Group I corresponds to the tile works included in the Avenida Infante Santo, itself, (Infante Santo Avenue); the Group II comprehends some of the acknowledgeable interventions in the Lisboa (Lisbon) Underground Railway stations; the Group III refers to the works in ceramic medium located at Parque das Nações; the Group IV concerning other emblematic Reference Works within the city, but not presenting a geographic connection of proximity. All of the ceramic works that are part of the groups, as elements of Public Art, are accessible to all citizens, with a strong authorial mark and constitute reference works in the Azulejaria (tile) area from the leading portuguese artists. The main purpose of the exhibition is to produce on the visitor an effect of proximity, therefore, keeping him always aware of the context place of the mentioned ceramic coverings and promoting their observation in situ, thus referring the visitor once again to the environment of the city. This essay proposes the development of a divulging strategy of the contemporary tile's heritage of the city. The proposal of this exhibition is to capture the public interest back to that urban territory, which he visits, works in or inhabits, providing simultaneously a preservation mechanism of that same heritage

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Arruda, Luísa de Orey Capucho, 1949-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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