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Envolvimento paterno, stress parental e apoio social em pais de crianças em idade escolar

Autor(es): Arrais, Ana Isabel Lopes

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6911

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Envolvimento dos pais; Stress parental; Apoio social; Teses de mestrado - 2012


Descrição

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012

O presente trabalho incide no estudo do envolvimento paterno, do stress parental e do apoio social numa amostra não-clínica de homens com filhos em idade escolar. Tem como objectivos: (1) caracterizar as dimensões em estudo em função de variáveis da criança (sexo, idade e escolaridade); (2) analisar a relação das dimensões em estudo com variáveis paternas (sociodemográficas e do envolvimento com a criança); (3) analisar a relação entre stress parental e apoio social; (4) determinar se o stress parental e o apoio social predizem o envolvimento paterno. Foram utilizados três instrumentos: Escala de Envolvimento Paterno (Simões et al., 2010a, 2010b), adaptação portuguesa do Parenting Stress Index – Short Form (Abidin, 1995; Santos, 2008) e a versão portuguesa da forma reduzida do Social Support Questionaire (Moreira et al., 2002; Sarason et al., 1987). Foi construída uma Ficha para recolha de informação (sociodemográfica e relativa ao envolvimento com a criança). Participaram no estudo 92 homens, pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Os resultados mostram que os pais das crianças mais velhas (8-9 anos), comparativamente com os pais das mais novas (6-7 anos), referem um maior número de pessoas disponíveis para facultar apoio, tendendo também os pais dos rapazes a estarem mais frequentemente envolvidos ao nível da disciplina. Verificam-se ainda associações entre as dimensões em estudo e variáveis paternas específicas, sociodemográficas e referentes ao envolvimento nos cuidados e educação da criança. Adicionalmente, sobressai que existe uma relação negativa entre o stress parental (subescalas relativas aos Pais e à Interacção) e o apoio social (subescala Satisfação). O estudo preditivo indica que o stress parental (subescalas referentes à Interacção e à Criança) se constitui como preditor do envolvimento paterno (Cuidados e Disponibilidade) e que o apoio social (subescala Número) é também um preditor deste envolvimento (Disponibilidade). Discutem-se os resultados com base na literatura sobre a temática.

This work intends to study paternal involvement, parenting stress and social support in a non-clinical sample of fathers of school-aged children. The main aims are the following: (1) to characterize the dimensions under study according to child variables (gender, age and schooling); (2) to analyze the relationship between the dimensions under study and father variables (both socio-demographic and related to involvement with the child); (3) to analyze the relationship between parenting stress and social support; (4) to determine whether parenting stress and social support predict paternal involvement. Three instruments were used: the Paternal Involvement Scale (Simões et al., 2010a, 2010b), the Portuguese adaptation of the Parenting Stress Index – Short Form (Abidin, 1995; Santos, 2008) and the Portuguese version of the Social Support Questionnaire short form (Moreira et al., 2002; Sarason et al., 1987). A Form was designed in order to collect specific information (socio-demographic and related to the paternal involvement). 92 fathers of children aged 6 to 9 years participated in the study. Results show that fathers of older children (8-9 years old), in comparison with fathers of younger children (6-7 years old), refer to having more available people offering support, and fathers of boys tend to be more frequently involved in the discipline domain. Several associations between the dimensions under study and specific paternal variables, namely socio-demographic and regarding involvement in the child’s care and education, have been verified. Furthermore, there is a negative relationship between parenting stress (subscales related to Parents and Interaction) and social support (subscale Satisfaction). The predictive study shows that parenting stress (subscales related to Interaction and Child) is a predictor of paternal involvement (Care and Availability), as social support (subscale Number) is of this involvement (Availability). The results are discussed in light of the literature on the subject.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Salomé Vieira, 1959-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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