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Ambientes pessoais de aprendizagem : conceções e práticas

Autor(es): Rodrigues, Pedro de Jesus

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7686

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Estratégias pedagógicas; Auto-aprendizagem; Ambientes de aprendizagem; Teses de mestrado - 2012


Descrição

Tese de mestrado, Educação (Tecnologia de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012

O conceito de ambiente pessoal de aprendizagem, comummente designado pela sigla “PLE” do anglo-saxónico Personal Learning Environments, depreende estratégias pedagógicas pouco exploradas no panorama educacional nacional e a sua definição é ainda tácita. A juvenilidade deste tema e a sua proximidade aos fenómenos tecnológicos emergentes, como é o caso da Web 2.0 e das redes sociais, favoreceu o desenvolvimento de um estudo sobre estes ambientes em contexto de aprendizagem. Por estes motivos, o domínio teórico da investigação procurou estabelecer um sentido universal à sua definição e expor diversas conceções e práticas contextualizadas ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo exploratório, em torno da utilização destes ambientes de aprendizagem, identificou tecnologias centradas no PLE com a procura de inovação nas pedagogias atuais. Para este propósito foram inquiridos profissionais de educação, observados ambientes e entrevistados especialistas reconhecidos pela comunidade científica. Conclui-se que o PLE pode estimular o desenvolvimento de instrumentos de auto-orientação e dá preferência a estratégias de aprendizagem descentralizadas das instituições de educação. Ao mesmo tempo que promove competências como a autonomia e a organização individual dos aprendizes exige novas competências nos programas do ensino. A complexidade decorrente da integração destas competências em contextos de aprendizagem formais é enfatizada nos resultados apurados que revelam que as mudanças consubstanciadas na adoção dos PLE carecem de novas atitudes por parte dos vários intervenientes do sistema de ensino.

The concept of Personal Learning Environment, commonly known by the acronym “PLE” still infers teaching strategies poorly explored in the national educational landscape and its definition is still tacit. The youthfulness of this topic and its proximity to the emerging technological phenomena, such as Web 2.0 and social networks, favored the development of a study of these environments in the context of learning. For these reasons, the theoretical domain of research sought to establish a universal sense of its definition and explain various concepts and practices in context to the process of teaching and learning. The exploratory study about the use of these learning environments identified technologies focusing on PLE with the demand for innovation in current pedagogies. For this purpose, education professionals were inquired; environment was observed and experts recognized by the scientific community were interviewed. We conclude that the PLE can stimulate the development of instruments for self-orientation and gives preference to decentralized (from educational institutions) learning strategies. At the same time promoting skills such as autonomy and individual organization, it demands new skills from education programs. The complexity resulting from the integration of these skills in formal learning contexts is emphasized in the reported results and shows that the changes embodied in the adoption of PLE require new attitudes by the various stakeholders in the education system.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Miranda, Guilhermina Lobato
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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