Detalhes do Documento

Formação contínua num grupo de professores de inglês : da teoria à prática

Autor(es): Fonseca, Isabel Maria Oliveira, 1966-

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7761

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação contínua de professores; Ensino da língua inglesa; Teses de mestrado - 2012


Descrição

Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012

Este trabalho visa estudar a perspetiva dos professores de Inglês sobre a formação contínua e o impacto que identificam nas suas práticas. Assim, o estudo segue um desenvolvimento baseado nas relações do quotidiano em contexto escolar tendo em conta a dimensão da teoria e da prática. Os conteúdos ministrados na formação contínua constituem uma dimensão teórica que se deve refletir na dimensão prática. O objetivo é perceber a formação contínua de professores a partir da construção social e histórica do conhecimento transmitido nos Centros de Formação, através das ações de formação a que os professores assistem, e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na escola e em sala de aula. A investigação seguirá um paradigma interpretativo, dado que se pretende compreender a perspetiva dos participantes. Trata-se de um estudo misto composto por um questionário com questões abertas e fechadas, administrado a 62 professores de Inglês das escolas do Concelho do Seixal. Os resultados deste estudo evidenciam que a formação contínua é considerada essencial para os professores porque está ligada aos novos desafios que se lhes impõem, resultado das mudanças sociais e culturais da sociedade em geral, e das escolas em particular.

This work aims to study the English teachers’ perspectives and training and the impact they identify in their practices. Thus, the investigation follows a development which is based on the relationships of everyday social interactions in schools regarding theory and practice. The contents that are taught in service teacher training are of a theoretical dimension that should be reflected in the practical dimension. The aim is to understand teachers’ training from social and historical construction of the knowledge transmitted by the Training Centres, through training to which teachers attend, and the pedagogical practices developed in schools and classroom. The research will follow an interpretive paradigm, because the aim is to understand the perspective of the participants. This is a mixed method study consisting of opened and closed questions administrated to 62 English teachers from Seixal Municipality. The results of this investigation show that, the programs of education and training of teachers, are considered essential because they are related to the new challenges which are imposed to teachers, as a result of social and cultural society changes in general, and particularly in schools.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santos, Leonor, 1949-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.