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A formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX (algumas reflexões a partir do exemplo dos professores de Matemática)

Autor(es): Pintassilgo, Joaquim ; Teixeira, Anabela

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8342

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de professores; Modelos de formação; Cultura pedagógica; Prática pedagógica


Descrição

O artigo reflecte sobre a formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX, tendo como referência o caso dos professores de matemática. O modelo de formação instaurado em 1930 esteve vigente durante grande parte do Estado Novo português, só sofrendo alterações substanciais já nos anos 70. Procuramos caracterizar os elementos centrais do referido modelo e, em particular, averiguar como foram resolvidos alguns dos tradicionais problemas e dilemas presentes, na longa duração, na formação de professores. A escolha dos anos 30 decorre da vontade de nos abeirarmos do modelo na fase da sua instalação, de modo a captarmos as grandes opções então assumidas, em ruptura com o passado recente republicano, mas, também, as experiências tentadas e as hesitações manifestadas. Para além do quadro geral, analisaremos, concretamente, o percurso de formação do grupo de professores de matemática que iniciou o seu estágio no ano lectivo de 1934-35.

The article reflects on the teacher education in Portugal in the 30s of the 20th century, with reference to the case of math teachers. The training model initiated in 1930 continued for much of the Portuguese New State, only suffering substantial changes in the 70s. We seek to characterize the central elements of that model and, in particular, find out how it were solved some of the traditional problems and dilemmas present in long-term teacher education. The choice of the 30s stems from the intention to examine the model on the stage of its installation in order to capture the main options then taken, in break with the Republican past, but also the experiments tried and hesitations expressed. In addition to the general framework, we analyze, in particular, the training course of the group of math teachers who began their process in the academic year 1934-35.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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