Detalhes do Documento

Suportes publicitários : dinâmicas de projeto na exploração de um módulo de Design Gráfico no 11º ano

Autor(es): Amorim, Joana Matos Almeida, 1976-

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8359

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Design gráfico; Publicidade; Ensino profissional; Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012


Descrição

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012

Este trabalho consiste na descrição da lecionação de um módulo na Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, onde sou professora e coordenadora de curso e efetiva há cerca de 5 anos. A lecionação foi ao módulo Suportes Publicitários da disciplina de Design Gráfico, do 11º ano, do Curso Profissional de Técnico de Artes Gráficas. Este módulo tem a duração de 40 horas e foi desenvolvido um projeto real – a conceção gráfica dos suportes publicitários para promover a 4ª Conferência da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, com o tema “Jovens e o mundo de trabalho – desafios e soluções” que se realizou nos dias 23 e 24 de maio de 2012 no Museu das Comunicações. A turma – 11º ano do Curso Profissional Bento de Jesus Caraça - caracteriza-se pela sua diversidade e heterogeneidade, tanto a nível de idades, culturas, experiências, conhecimentos técnicos e competências. As idades dos alunos situam-se entre os 15 aos 22 anos, sendo que cerca de 73% dos alunos reprovaram em anos anteriores, ou seja, é uma turma com algum historial de insucesso escolar. Foram adotadas estratégias que motivaram os alunos a envolver-se na sua própria aprendizagem e lhe permitam desenvolver a sua autonomia e iniciativa, onde puderam experimentar e argumentar as soluções apresentadas promovendo um espaço na turma de discussão e troca de ideias, nomeadamente e tendo por base, trabalho cooperativo, dinâmicas de projeto, trabalhando a motivação com a realização de um projeto real, contribuindo para o sucesso, autoestima e confiança dos alunos.

This paper is a description of teaching a module in the Professional School Bento de Jesus Caraça, where i am a professor and coordinator of the course and effective for about five years. The teaching was in the module Advertising Supports in the Graphic Design course , 11th grade, Professional Course of Technician of Graphic Arts. This module lasts for 40 hours and we developed a real project - the graphics conception of advertising media to promote the 4th Conference of the Professional School Bento de Jesus Caraça, with the theme "Youth and the world of work - challenges and solutions" that was held on 23 and 24 May 2012 at the Museum of Communications. The group - 11th grade - Professional Course Bento de Jesus Caraça – is characterized by its diversity and heterogeneity, both in terms of ages, cultures, experiences, technical knowledge and skills. The ages of the students are between 15 and 22 years, with about 73% of students who failed in previous years, that is, a class with a history of school failure. Strategies were adopted that motivated students to engage in their own learning and allow them to develop their autonomy and initiative, where they could try and argue the solutions presented in the classroom to promote a space for discussion and exchange of ideas, and particularly based on, cooperative work, dynamic design, working with the motivation to carry out an actual project, contributing to the success, self-esteem and confidence of students.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Queiroz, João Paulo, 1966-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.