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Avaliação do impacto de um programa de prevenção de perturbações alimentares na adolescência relativamente a variáveis individuais e socioculturais

Autor(es): Jesus, Ana Maria da Silva de

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8641

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Psicologia do adolescente; Comportamento alimentar; Imagem corporal; Programas de prevenção; Teses de mestrado - 2012


Descrição

Com este trabalho pretendeu-se avaliar o impacto de um programa de prevenção de perturbações alimentares na adolescência – “Alimentación, modelo estético femenino y médios de comunicación. Cómo formar alumnos críticos en educación secundaria”® – relativamente a variáveis individuais e socioculturais consideradas de risco para o desenvolvimento de comportamentos alimentares perturbados. Quarenta adolescentes de ambos os sexos, de duas escolas do 8º ano de escolaridade, participaram no estudo, distribuídos por duas condições experimentais distintas: Modelo Estético Feminino + Media Literacy (MEF+ML) e Alimentação e Nutrição (NUT). Para avaliar o impacto do programa de prevenção, os participantes responderam a um protocolo que incluía, entre outros instrumentos, um Questionário de Dados Pessoais e Sociodemográficos, o Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr, & Garfinkel, 1982), a Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) e o Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). Este protocolo foi respondido em três momentos distintos (pré-teste, pós-teste e follow-up). As correlações encontradas entre as variáveis em estudo foram mais elevadas e significativas no grupo dos rapazes. Os resultados do programa de prevenção sugerem um impacto tendencialmente positivo nas variáveis individuas e socioculturais em estudo, com resultados especialmente significativos na condição experimental baseada no questionamento do modelo estético feminino e media literacy. O resultado mais importante a reter prende-se com a diminuição dos comportamentos alimentares perturbados das raparigas que participaram nesta condição de aplicação do programa. Este resultado indica que o objetivo último de um programa de prevenção de comportamentos alimentares perturbados pode ser alcançado com a versão portuguesa do programa. Discutem-se algumas limitações, possíveis implicações para a intervenção e pistas de investigação.

The present study aims to evaluate the impact of a disordered eating prevention program in adolescence - “Alimentación, modelo estético femenino y médios de comunicación. Cómo formar alumnos críticos en educación secundaria”® - for individual and sociocultural variables considered at risk for the development of eating disorders. A total of forty adolescents of both sexes, two schools from the 8th grade, participated in the study, across two different experimental conditions: Aesthetic Beauty Model + Media Literacy (MEF + ML) and Food and Nutrition (NUT). To assess the impact of the prevention program, participants completed a protocol that included, among other instruments, a Personal and sociodemographic Data Questionnaire, the Eating Attitudes Test-26 (Garner, Olmsted, Bohr, & Garfinkel, 1982), the Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) and the Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-Revised (Heinberg, Thompson, & Stormer, 1995). This protocol was completed at three different times (pretest, posttest, and follow-up). Correlations founded between the study variables were significant and higher in the male group. The results of the prevention program suggest a positive impact on single and sociocultural variables, with significant results in the experimental condition based on questioning of aesthetic female model and media literacy. The most important result is a decrease of eating disorder behavior in girls who participated in this condition. This result indicates that the ultimate goal of a prevention program for eating disorder behavior can be achieved with the Portuguese version of the program. We discussed some limitations, implications for intervention and future investigation.

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Sistémica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Francisco, Rita Mafalda Costa, 1981-
Contribuidor(es) Jesus, Ana Maria da Silva de
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