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Missionários, conservadores e visionários:itinerários tipo na reconfiguração profissional dos professores de enfermagem

Autor(es): Simões Figueiredo, Amélia

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/8651

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de doutoramento - 2013


Descrição

Tese de doutoramento, Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013

A tese que ora se apresenta, cuja questão central nos remete para compreender qual a relação que existe entre as mudanças ocorridas no ensino de enfermagem em Portugal e os processos de (re)construção identitária dos professores de enfermagem, inscreve-se no âmbito das Ciências da Educação. Constituiu-se um quadro teórico para a compreensão do fenómeno, com o contributo de várias áreas do saber disciplinar tais como a Sociologia da Educação, a Formação de Adultos, a Sociologia das Profissões, a Sociologia das Organizações e, nesta, a Sociologia da Ação e, por fim a Enfermagem, nas quais se destacam os seguintes eixos conceptuais: a socialização na construção identitária; a identidade; a profissão docente; a Enfermagem e a Escola enquanto lugar de reconhecimento identitário. A estratégia geral desta investigação, no paradigma qualitativo de perfil naturalista, enquadra-se numa abordagem fenomenológica e num formato de estudo de caso, que passou pela articulação de dois estudos complementares: um primeiro de carácter extensivo, com vista à constituição do retrato social dos docentes de enfermagem, e um segundo de natureza biográfica, sustentado em catorze entrevistas semiestruturadas a uma amostra relevante dos professores do país. Para o tratamento dos dados socorremonos da abordagem interpretativa com recurso à categorização e comparação constantes, privilegiando a narrativa biográfica na compreensão do sentido atribuído pelos sujeitos à experiência biográfica na construção de lógicas de ação. Os resultados obtidos permitiram apurar dos percursos biográficos, numa análise descritiva horizontal singular e, numa análise conceptual vertical, similitudes entre os itinerários hospitalar e docente e atipologias centradas na rutura total ou parcelar com aqueles percursos. Nos processos de (re)construção identitária dos professores, foram identificados três mundos socioprofissionais vividos - os missionários, os conservadores e os visionários - e três subsequentes formas identitárias tipo - a profissional, a didática e a académica - de viver a mudança.

The thesis herein presented, whose central question leads us to understand the relation between the changes that occurred within nursing education in Portugal and the processes of identity (re)construction of nursing teachers, falls within the scope of Educational Sciences. To better understand this phenomenon, a theoretical framework has been developed, with the contribution of various subjects of disciplinary knowledge such as Education Sociology, Adult Education, Sociology of Professions, Sociology of Organizations and, within it Action Sociology, and lastly, Nursing, in which the following conceptual axes are highlighted: socialization in identity construction; identity; the teaching profession; Nursing and School as a place of identity recognition. The main strategy of this investigation, in the qualitative paradigm of the naturalist profile, is a phenomenological approach and a case-study format, by linking two complementary studies: the first being of an extensive character, with the goal of the construction of a social portrait of nursing teachers, and the second being of a biographical nature, based on fourteen semi-structured interviews from a relevant sample of the country's teachers. For the data processing, an interpretative approach was used with constant categorization and comparison, elevating the biographical narrative in the comprehension of the meanings attributed by the individuals subjected to the biographical experience in the construction of action logics. From the obtained results it was possible to find, in a single descriptive horizontal analysis and in a vertical and conceptual analysis, similarities between the teaching and hospital itineraries, and differences focused on the total or partial rupture with those paths. In the processes of the teachers’ identity (re)construction, three socio-professional worlds were identified - the conservatives, the missionaries and the visionaries - and three underlying types of identity forms - the academic, the professional and the didactic - of going through the change.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Afonso, Natércio, 1948-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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