Detalhes do Documento

Abordagem comparativa à pedagogia e metodologia da iniciação ao violino em duas escolas oficiais do ensino da música

Autor(es): Andrade, João Miguel Pascoal Vieira de, 1988-

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11067/2518

Origem: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Assunto(s): Violino - Instrução e estudo - Portugal; Violino - Métodos; Violino - Estudos e exercícios


Descrição

Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015

Exame público realizado em 11 de Julho de 2016

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Ensino da Música da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem como objectivo abordar considerações teóricas e metodológicas musicais relativas ao ensino do violino ao nível da iniciação no contexto do ensino oficial. Para o efeito, são apontadas diferentes metodologias e competências que definem e condicionam a iniciação ao violino, através da perspectiva docente, contextualizando-as na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Enquadrada no formato de Estudo de Caso analisam-se, nesta investigação efectuada mediante a pesquisa e a entrevista, a orgânica do curso de iniciação ao violino oficial e as práticas pedagógicas e metodológicas em voga por parte do corpo docente envolvido nestas instituições a um nível comparativo. Esta dissertação tem como finalidade documentar e apresentar resultados, no sentido de ampliar o conhecimento e contributo sobre esta realidade.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.