Detalhes do Documento

O violoncelo rock como ferramenta pedagógica para o ensino da música entre os 15 e os 17 anos

Autor(es): Freitas, Válter Bruno Branco, 1987-

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11067/2519

Origem: Lusíada - Repositório das Universidades Lusíada

Assunto(s): Violoncelo - Instrução e estudo; Violoncelo - Métodos; Violino - Estudos e exercícios


Descrição

A presente dissertação tem como objetivo discutir a questão de tocar um instrumento considerado clássico, num estilo moderno e como se pode projetar este último no ensino e a aprendizagem com jovens. Neste contexto, desenvolveram-se as considerações histórico-teóricas do violoncelo Rock, procurando perceber o contexto de fusão do instrumento com este estilo e investigar os primeiros violoncelistas que o exploraram, discutindo o impacto que tiveram na construção da história do violoncelo. Ao fazer a ligação da abordagem técnica à metodológica, pretendeu-se, por um lado, explorar as especificidades da técnica corporal para tocar o violoncelo, no estilo Rock: os principais constrangimentos sentidos, os resultados para certas decisões técnicas e que abordagem musical se deve realizar. Por outro lado, considerando que no estilo Rock, é utilizado com frequência o trabalho em estúdio e tocar em palco, explorou-se a técnica de amplificação do instrumento e como as evoluções tecnológicas de efeitos sonoros podem ser benéficas para o violoncelista. O trabalho de Lucy Green sobre a música e o ensino formal/informal serviu como uma grande fonte metodológica desta dissertação, na medida em que a aprendizagem do Rock se realiza de forma informal. Neste contexto, as abordagens de Green para o ensino-aprendizagem deste estilo foram excelentes referências para a abordagem no violoncelo com jovens. Por fim, é realizada uma proposta pedagógica de três peças de arranjos originais, cujo objetivo é serem tocados em contexto de sala de aula, por estudantes.

Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015

Exame público realizado em 11 de Julho de 2016

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Rocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978-
Contribuidor(es) Freitas, Válter Bruno Branco, 1987-
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.