Detalhes do Documento

Plataformas robustas e adaptáveis para a gestão e massificação de conteúdos dinâmicos : utilização em ambientes educacionais contribuindo para o sucesso educativo no ensino secundário em Portugal

Autor(es): Santos, Alberto Faustino Mesquita dos

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/1570

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Ensino a distância; Ensino secundário; Elearning; Internet; Plataforma Moodle; Web 2.0; Web 3.0; Ensino colaborativo; Aprendizagem; Estudo de casos; Dynamic contents; Cooperative learning; Learning management system; Cooperative portals; Connectivity; Net generation; Digital natives; Digital immigrants


Descrição

Dissertação de Mestrado em Comércio Electónico e Internet apresentada à Universidade Aberta

A Internet está em constante desenvolvimento. Desde o seu aparecimento como mera rede de interligação entre computadores, é agora um espaço interactivo no qual todos nós somos parte integrante. O presente trabalho sintetiza as várias etapas da evolução da Web, Web 1.0, Web 2.0, Web 3.0 e foca a sua atenção ao nível da aprendizagem à distância. Tendo sido o e-learning já experimentado ao nível do ensino universitário, encontra-se ainda numa fase embrionária ao nível do ensino secundário. É feita uma análise, tentando caracterizar a geração actual dos alunos na fase etária correspondente ao ensino secundário, e analisado a sua interacção nos aspectos comportamentais relacionados com a web 2.0. É feita uma análise das características do ensino à distância e por fim, é realizado um inquérito em escolas-piloto, para averiguar se o e-learning com portais educativos trará benefícios nas aprendizagens dos alunos desta nova geração rodeada de computadores, Internet e demais dispositivos tecnológicos. Pretende-se assim estudar a viabilidade de utilização de plataformas de aprendizagem à escala nacional que contribuam para o progresso de conteúdos científicos e em particular nas aprendizagens realizadas pelos alunos na escolaridade ao nível do ensino secundário, acompanhando a evolução tecnológica.

Internet is in permanent evolvement. Ever since it appeared as a simple interconnection network between computers it has developed into an interactive space of which all of us make part. The current work synthesizes the various stages of Web, Web 1.0, Web 2.0 and Web 3.0’s evolution focusing on the level of distance learning. Although e-learning has already been experienced at a university level it is still in an embryonic stage, on what concerns secondary teaching. An analysis is done, trying to characterize the current generation of secondary school students and analysing its interaction in their behavioural aspects related to Web 2.0. The characteristics of distance learning are also analysed. Besides, an enquiry is performed, in model-schools, so as to assess whether elearning with educational portals will bring any benefit to the learning ability of this new secondary school generation surrounded by computers, Internet and other technological devices. It is our purpose to study the viability of using learning platforms, in a national range, that contribute to the progress of scientific contents and specifically the secondary school students’ learning, keeping pace with the technological evolution.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Isaías, Pedro
Contribuidor(es) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.