Detalhes do Documento

Do ser ético e com sensibilidade estética à sociedade como ordem política

Autor(es): Barroso, Paulo Alexandre Moutinho

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16421

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): 172; 19:372.819; 372.819:19


Descrição

Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário

Este Relatório de Estágio reporta-se à implementação, na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, do Plano de Intervenção Pedagógica intitulado “Do ser ético e com sensibilidade estética à sociedade como ordem política”, com a participação dos 23 alunos que constituem a turma 2 do 10° Ano de Escolaridade, do Curso de Ciências e Tecnologias, durante o ano lectivo 2009-10. O Plano de Intervenção Pedagógica teve duas vertentes: 1) Pedagógica/curricular, composta pela leccionação planeada de 10 aulas (15 horas lectivas) inseridas no programa oficial do 10° Ano de Filosofia, tendo como finalidade a prática de planificação, gestão de aula e leccionação na sala de conteúdos programáticos pré-definidos, mediante estratégias e metodologias de ensino da Filosofia e o recurso de diversos materiais didácticos. 2) Investigadora, sobre o tema da importância do manual escolar adoptado pela respectiva escola no estudo e aproveitamento escolar dos alunos, perseguindo a finalidade de capacitar os estagiários para a problematização do processo de ensino e de aprendizagem no próprio contexto de sala de aula. Ambas as vertentes foram assimiladas na frequência do Curso de Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, para serem, depois, aplicadas na Escola Secundária de Maximinos, durante o estágio profissional. Com o desenvolvimento destas duas vertentes se cumpriu a finalidade do Plano de Intervenção Pedagógica: a assunção de garantias suficientes e necessárias para se conferirem habilitações profissionais à docência da Filosofia no Ensino Secundário. Como tal, este relatório tem um enquadramento prático, pois, enquanto narrativa profissional e pessoal, regista todos os factores que me formam professor de Filosofia. Este Relatório de Estágio culmina dois anos de formação profissional para o exercício de funções docentes, pelo que muitos conhecimentos foram assimilados e muitas valências e competências foram adquiridas e aperfeiçoadas.

This Teaching Practice Report is concerned to the implementation, at the Maximinos Secondary School, in Braga, of the Pedagogical Intervention Plan entitled “From being ethical with aesthetic sensibility to the society as political order”, with the attendance of the 23 students of the class 10° 2, of the Sciences and Technology Course, during the scholar year 2009-10. The Pedagogical Intervention Plan has two components: 1) Pedagogical/curricular, composed by the I0 lessons planed (15 hours teaching) according to the official programme of the 10° grade of Philosophy. The aim is the practice of planning, management and carrying out the lessons in the classroom. 2) Investigation about the importance of the school manual of Philosophy to the study and students scholar profit, in order to prepare future teachers to problematical issues of the teaching and learning process. Both components were assimilated during the frequency of the Master Course in Teaching Philosophy in Secondary Education, at the Institute of Education and Psychology of the University of Minho, in order to be practiced at the Maximinos Secondary School. With these two components, the goal of the Plan is fulfilled: the .control of sufficient and necessary abilities, competences and skills to teach philosophy in secondary schools. This Teaching Practice Report has a practical frame, i.e., it is a personal and professional narrative recording all the factors to my teacher education. It is the end of two years of professional training, in which I have assimilated, learned and improved many knowledge and many competences and skills.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Custódia
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.