Detalhes do Documento

Experiência de estudantes de enfermagem em contexto oncológico

Autor(es): Rodrigues, Ana Isabel ; Silva, Ana Amélia ; Carneiro, Helena ; Martins, Cristina Araújo ; Macedo, Ana Paula

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/55623

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Estudantes; Enfermagem; Ensino clínico; Oncologia; Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Descrição

Introdução: O cancro é uma das doenças com maior incidência em Portugal em consequência de alterações significativas da estrutura da pirâmide populacional e dos estilos de vida, com implicações a nível físico, psicológico e social (Liga Portuguesa Contra o Cancro, s.d.). Objetivos: Refletir acerca das vivências dos doentes do foro oncológico e do papel do enfermeiro num hospital de dia. Método: Estudo exploratório, descritivo, no âmbito de um Ensino Clínico em Oncologia e Cuidados Paliativos, realizado no 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, com recurso a entrevistas semiestruturadas a doentes em fase de tratamento. Desenvolvimento: O cancro continua a ser uma doença temível, sendo o momento do diagnóstico um dos aspetos mais enfatizado pelos doentes. A capacidade da pessoa fazer face à doença e a viver é individual; considerada, por uns, um desafio e declinada a sua luta, por outros (Fonseca & Lopes, 2011). É de realçar o papel do enfermeiro na equipa multidisciplinar, assim como na garantia da qualidade e segurança dos cuidados. O enfermeiro tem a responsabilidade de ouvir e compreender as necessidades de cada pessoa, priorizar o envolvimento da família e uma comunicação eficaz, uma mais-valia em todo o processo (Booij, Zegers, Evers, Hendricks, Delnoij, & Rademakers, 2013). Discussão: A literatura confirma vários aspetos observados em contexto clínico. Conclusão: Esta experiência permitiu aprender com os testemunhos de doentes oncológicos e crescer interiormente, ao ser desenvolvido abertura espiritual, disponibilidade interior e compaixão pelo sofrimento dos mesmos. Possibilitou refletir, enquanto futuros profissionais do cuidado, no sentido de intervir de forma mais autêntica e personalizada.

info:eu-repo/semantics/draft

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.