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A gestão da identidade como suporte à mudança nas organizações

Autor(es): Cruz, Catarina Franco Lélis da

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1569

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Gestão organizacional; Identidade organizacional; Comportamento organizacional; Cultura organizacional; Psicologia das organizações


Descrição

A identidade numa organização é a consciência que esta tem de si própria e é, naturalmente, algo de profundo, de tão impregnada que deve estar na forma de saber-ser, de saber-estar e de saber-fazer da organização. Deve pois, poder ser transferida transversalmente a todos os seus colaboradores, empregadores ou empregados, como elemento essencial do conhecimento organizacional. O propósito de gestão da identidade é o de alcançar a clara identificação de todas as actividades da organização, garantindo consistência com as estratégias de comunicação, demonstrando o sentido da sua integridade e qualidade, fazendo uso de práticas e know-how de uma liderança direccionada para o valor e garantir a efectiva e eficiente transferência desse bem único. Assim sendo, a gestão da identidade é o garante de que essa consciência organizacional se cristaliza, se sistematiza e de que é devidamente revelada. Desde modo, a gestão da identidade deve ser assumida como parte integrante dos processos de mudança (e consequente inovação) organizacional. Nesta dissertação apresenta-se um estudo da literatura fundamental que existe na área da identidade e da mudança organizacional, identificando-se processos e características relacionados com a gestão tanto da identidade como da mudança nas organizações de uma forma geral, com o objectivo de demonstrar que gerir a identidade facilita o envolvimento da organização na mudança global. Com o suporte de uma profunda pesquisa bibliográfica, demonstra-se que a gestão da identidade é, mais do que nunca, indispensável à gestão da mudança nas organizações. ABSTRACT: Organizational identity is the organizationʼs self-consciousness and it is naturally so full of meaning and profound that it becomes obvious in things such as its know-how, its behaviour and its character. This is the reason why it should always be efficiently transferred to all itʼs workers, employers and employees in a transversal way, as an essential issue of organizational knowledge. The identity management core objectives are the identification of all the organizational activities, assuring marketing and communication strategies consistency, leading managers towards value implementation and, finally, allowing the effective transference of identity which is very often misunderstood. As a result, identity management is what makes identity something true, systematic, open to the world and should, therefore, be seen as a part of organizational change and innovation processes. This thesis presents an exhaustive review of fundamental literature, theories and approaches to identity and change management in organizations with the purpose of demonstrating that identity management, truly helps the organizations to better receive, involve and implement global change. A deep bibliographic research leads to results which demonstrate that identity management is, more than ever, indispensable to organizational change.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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