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Avaliação das emissões do sector rodoviário em Portugal

Autor(es): Torres, Pedro Miguel Terroa

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/4961

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Poluição do ar; Transportes rodoviários - Emissão de poluentes - Portugal; Controlo da poluição do ar; Qualidade do ar


Descrição

Os transportes rodoviários são um elemento essencial no modo de vida actual fornecendo mobilidade a pessoas e bens. No entanto, o transporte rodoviário contribui para diversos problemas ambientais tais como as alterações climáticas, a acidificação, a degradação da qualidade do ar, ruído, ocupação do território e fragmentação dos habitats naturais. O controlo das emissões atmosféricas deve basear-se num inventário de emissões credível uma vez que esta é ferramenta fornece informação sobre as fontes e as quantidades de emissão o que permite elaborar medidas específicas para os sectores onde a quantidade de emissões deve decrescer. De acordo com o Painel Intergovernamental para as Alterações Cimáticas, o sector do transporte rodoviário deve ser considerado prioritário na melhoria das estimativas de emissões dado o crescimento das emissões deste sector em Portugal. O presente estudo propõe uma metodologia para a estimativa de emissões a nível nacional usando uma combinação de abordagens: top-down e bottom-up. Foi também realizada a alocação espacial das emissões para Portugal continental. A alocação temporal foi efectuada para as auto-estradas de acordo com os dados disponíveis. A abordagem utilizada permitiu obter melhorias significativas na estimativa de emissões quando comparando com estimativas oficiais realizadas em anos anteriores. Os resultados podem ser utilizados no âmbito de compromissos internacionais como sejam as submissões de emissões para o Protocolo de Kyoto, para a Conveção para a Poluição Trans-fronteiriça ou para a Directiva dos Tectos Nacionais de Emissão.

Road transportation is a key element in modern live by providing mobility to people and goods. However, road transportation contributes to several environmental problems such as climate change, acidification, local air problems, noise, land occupation and disruption of natural habitats. The control of air emissions has to rely on a quality emissions inventory once this tool gives the information about the state of emission sources and skins which allows targeting specific sectors where emissions should decrease. The growth of emissions from road transportation makes it a priority sector for estimations improvements according to the United Nations Framework Convention on Climate Change. This study suggests a national improved methodology to estimate emissions from road transportation combining top-down and bottom-up approaches. Spatial allocation was performed for Portugal mainland and temporal allocation was performed for highway line sources according with available traffic data. The approach leads to significant improvements when compared to previous emissions estimations. The results could be used to answer to international agreements such as the Kyoto Protocol, the Convention on Long-Range Transboundary Air Pollution or the National Emission Ceiling Directive.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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