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Da Lexicologia e lexicografia de aprendizagem ao ensino da língua portuguesa: no II Ciclo do Ensino Secundário: 10ª,11ª,12ª e 13ª CLASSES NA E.F.P. – Escola de Formação de Professores “COR MARIAE” DO UÍJE”

Autor(es): Mudiambo, Quibongue

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10963

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Lexicologia; Lexicografia; Léxico; Ensino; Aprendizagem; Didáctica; Kikongo


Descrição

Tese a apresentar para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Linguística – Especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia

Na introdução, apresentamos o problema, isto é, o facto de muitos alunos que terminam o Ensino Secundário apresentarem muitas deficiências em Língua Portuguesa (língua segunda). No primeiro Capítulo, sobre a Caracterização Sociolinguística de Angola, circunscrevemos as diferenças fundamentais entre língua, linguagem e dialectos; apresentamos considerações gerais sobre o funcionamento da Língua Portuguesa em Angola e a importância das línguas maternas, nacionais ou locais. No segundo capítulo sobre a Lexicologia Contrastiva e Aprendizagem: Princípios teóricos e metodológicos descrevemos a importância da Lexicologia na Linguística e alguns conceitos fundamentais como o de léxico. vii No terceiro capítulo, sobre a Morfossintaxe em Português e Kikongo, sublinhamos os seguintes aspectos: o léxico do Português e do Kikongo; a fonética do Português e do Kikongo; a fonomorfossintaxe do Português (língua segunda) e do Kikongo (língua materna); as características das línguas bantu. No quarto capítulo sobre a Lexicografia Bilingue de Aprendizagem, destacamos os contributos da Lexicografia bilingue e contrastiva no processo do ensino-aprendizagem No quinto capítulo apresentamos o Modelo do Dicionário Bilingue de Aprendizagem.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Contribuidor(es) RUN
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