Autor(es): Mudiambo, Quibongue
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10963
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Lexicologia; Lexicografia; Léxico; Ensino; Aprendizagem; Didáctica; Kikongo
Autor(es): Mudiambo, Quibongue
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/10963
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Lexicologia; Lexicografia; Léxico; Ensino; Aprendizagem; Didáctica; Kikongo
Tese a apresentar para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Linguística – Especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
Na introdução, apresentamos o problema, isto é, o facto de muitos alunos que terminam o Ensino Secundário apresentarem muitas deficiências em Língua Portuguesa (língua segunda). No primeiro Capítulo, sobre a Caracterização Sociolinguística de Angola, circunscrevemos as diferenças fundamentais entre língua, linguagem e dialectos; apresentamos considerações gerais sobre o funcionamento da Língua Portuguesa em Angola e a importância das línguas maternas, nacionais ou locais. No segundo capítulo sobre a Lexicologia Contrastiva e Aprendizagem: Princípios teóricos e metodológicos descrevemos a importância da Lexicologia na Linguística e alguns conceitos fundamentais como o de léxico. vii No terceiro capítulo, sobre a Morfossintaxe em Português e Kikongo, sublinhamos os seguintes aspectos: o léxico do Português e do Kikongo; a fonética do Português e do Kikongo; a fonomorfossintaxe do Português (língua segunda) e do Kikongo (língua materna); as características das línguas bantu. No quarto capítulo sobre a Lexicografia Bilingue de Aprendizagem, destacamos os contributos da Lexicografia bilingue e contrastiva no processo do ensino-aprendizagem No quinto capítulo apresentamos o Modelo do Dicionário Bilingue de Aprendizagem.