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A Educação Ambiental e os projetos escolares – importância da participação dos alunos para a sua educação e formação

Autor(es): Dias, Maria Armanda Vieira

Data: 2015

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/19009

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Educação ambiental; Educação para o desenvolvimento sustentável; Desenvolvimento sustentável; Projetos de educação ambiental; Consciência ambiental; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

A Educação Ambiental surge com a emergência de uma preocupação ambiental e consequente consciência ecológica face aos problemas ambientais que a sociedade enfrenta. Através da promoção da Educação Ambiental na sociedade pretende-se munir o cidadão de instrumentos para agir e formar o mesmo para que adote uma postura crítica e participativa sobre as questões do ambiente. A par com o conceito de EA emergem os de Desenvolvimento Sustentável e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, os quais surgem como resposta a uma consciência cada vez maior da necessidade de conciliar o progresso económico e social com a preocupação de preservação do meio ambiente e gestão dos recursos naturais. Desta forma, é atribuída à escola um papel crucial na formação dos alunos, a nível da conservação do ambiente, tentando incutir valores e atitudes para uma cidadania consciente e responsável. As escolas desempenham este papel, quer promovendo a EA/EDS em contexto curricular, com base em programas, ao longo do Ensino Básico, quer através da promoção de projetos e ações, no âmbito da temática Educação Ambiental. A investigação em curso coloca uma questão central, em que se pretende compreender se a concretização de projetos no âmbito da EA promove a consciência ambiental dos alunos e se altera as suas atitudes perante o ambiente. Com este objetivo foram desenvolvidas duas estratégias: uma com quatro alunos do 11.º ano, duas turmas de 6.º ano e uma de 9.º ano; e outro com uma turma de 6.º ano não inscrita. O primeiro estudo envolveu os alunos participantes nos projetos Twist e Gincana Rock in Rio, no qual se procedeu à análise das atividades concretizadas pelos alunos durante a participação nos projetos. O segundo estudo envolveu uma turma de 6.º ano inscrita no projeto Gincana Rock in Rio e uma turma de 6.º ano, na qual foi efetuada uma intervenção sobre a temática dos projetos mencionados. No primeiro caso, optou-se por efetuar a recolha de dados através de questionários que foram administrados antes do início do projeto (pré-teste) e após o terminus do mesmo (pós-teste), com os quais se pretendia avaliar os conhecimentos dos alunos sobre o tema da Educação Ambiental e os temas subjacentes a cada projeto. No segundo caso, optou-se por realizar uma intervenção sobre os temas “Alterações climáticas” e “Energia”, à qual se seguiu a aplicação de um questionário que visava questões sobre o consumo energético, a separação de resíduos e as alterações climáticas. O questionário foi aplicado à turma de 6.º ano, sujeita à intervenção, e à turma de 6.º ano envolvida no projeto Gincana Rock in Rio. Em termos metodológicos optou-se por um estudo de caso qualitativo, uma vez que o estudo decorreu num ambiente natural, o colégio, tendo por base os projetos de Educação Ambiental aí dinamizados, e de que resultou uma amostra pequena de alunos. Aliada ao estudo de caso optou-se por aplicar a estratégia de testar e avaliar aos alunos, uma vez que o objetivo passava pela análise dos seus conhecimentos sobre Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Freitas, João Correia de
Contribuidor(es) RUN
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