Detalhes do Documento

Aprendizagem Colaborativa e Informal do Espanhol - Língua Estrangeira (ELE) nas Redes Sociais: o Caso do Grupo no Facebook «Alunos de Espanhol (RC)»

Autor(es): Cataluna, Ricardo João Rodeia de Sousa Bentes

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/20134

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Redes sociais; Facebook; Aprendizagem Informal; Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Social Networks; Informal Learning; Collaborative Learning; Foreign Languages Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Descrição

O presente trabalho de projeto apresenta um estudo sobre a utilização das redes sociais enquanto meio de aprendizagem colaborativa e informal do Espanhol - Língua Estrangeira (ELE). Partindo da análise de um grupo privado no Facebook, denominado «Alunos de Espanhol (RC)», procura-se compreender quais são as vantagens da aprendizagem informal e colaborativa nas redes sociais e até que ponto poderão estas beneficiar os aprendentes, servindo de complemento, ou até mesmo alternativa, à aprendizagem formal de uma língua estrangeira. Procura-se, do mesmo modo, obter dados que ajudem a compreender que percepção têm os aprendentes acerca do papel do tutor/mediador nos grupos de aprendizagem informal e colaborativa nas redes sociais; qual é a realidade deste grupo especificamente; e como melhorar a aprendizagem do espanhol na sua página do Facebook. Este trabalho segue o modelo metodológico de Estudo de Caso e uma metodologia mista, na qual se conjugam as análises quantitativa e, maioritariamente, qualitativa. A análise dos resultados demonstra qual é a realidade do grupo em análise, inclusive no que diz respeito à aprendizagem informal e colaborativa em redes sociais, apontando meios de resolução de pontos menos positivos que podem influenciar negativamente a aprendizagem no seio do grupo, e deixa evidente a necessidade de realizar outros estudos, sobretudo no que à aprendizagem linguística diz respeito e à análise da figura do tutor/mediador em grupos análogos.

This practical project presents a study about the use of social networks as a mean to the collaborative and informal learning of Spanish - Foreign Language (SFL). From the analysis of a private group on Facebook, named “Alunos de Espanhol (RC)”, we try to understand what are the advantages of informal and collaborative learning in social networks and to what extent these may benefit learners, serving as a complement, or even an alternative, to the formal learning of a foreign language. We try, in the same way, to obtain information that may help us understand the perception learners have about the role of the tutor/moderator in groups of informal and collaborative learning in social networks; what is the reality of this group in particular; and how to improve the learning of Spanish in its Facebook page. This work follows the case study methodology and a mixed method approach of research design, in which the quantitative and, above all, qualitative approaches combine. The analysis of the results show the reality of the studied group, inclusively in what concerns to the informal and collaborative learning in social networks, indicating means to solve some problems that can affect learning, in this group, in a negative manner, and clearly shows the need to conduct further studies, especially in what concerns to language learning and to the analysis of the tutor/moderator figure in similar groups.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Tomé, Irene
Contribuidor(es) RUN
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.