Detalhes do Documento

O papel e a integração das atividades de expressão e interação oral na aprendizagem de línguas estrangeiras

Autor(es): Almeida, Sandra Mónica Farinha de

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/20181

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Avaliação oralidade; Expressão oral; Estratégias de comunicação oral; Oral interaction; Oral communication strategies; Oral evaluation; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas


Descrição

Este relatório resulta de uma reflexão sobre a importância do papel e a integração das atividades de expressão e interação oral na aprendizagem de línguas estrangeiras, realizada durante a prática de ensino supervisionada que decorreu durante o ano letivo 2015/2016, na Escola Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Gonçalves Matos e do Professor Doutor Alberto Madrona Fernández. Na primeira parte do trabalho são abordados aspetos teóricos como ponto de partida para a compreensão do que se entende por interação oral e compreensão auditiva, quais as estratégias desenvolvidas ao longo da comunicação na interação oral e a sua respetiva avaliação. Neste âmbito, de seguida apresento uma breve caracterização do contexto de trabalho, uma reflexão sobre o período de observação de aulas, uma exposição de atividades desenvolvidas relacionadas com o tema e, finalmente, uma análise e reflexão final sobre todo o trabalho desenvolvido.

This report is a reflection on the importance of the role and integration of oral interaction activities in the foreign languages learning process, held during the supervised teaching practice, during the school year of 2015/2016, at Secondary School Ibn Mucana, in Alcabideche, under the scientific guidance of Professor Ana Gonçalves Matos and Professor Alberto Fernández Madrona. In the first part of this report, theoretical aspects are discussed as a starting point for understanding what is meant by oral interaction and listening comprehension, which strategies were developed over communication in oral interaction and its evaluation. The main goal of this report is to present a reflection about the observation period classes, how some activities were developed, and finally to analyze and reflect about the results.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matos, Ana Gonçalves; Madrona Fernández, Alberto
Contribuidor(es) Almeida, Sandra Mónica Farinha de
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.