Detalhes do Documento

Educação à distância: uma análise das estratégias de aprendizagem na formação em saúde

Autor(es): Santos, Nayara Glycia Calheiros

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/24222

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Educação à distância; E-Learning; Psicologia Cognitiva; Estratégias de Aprendizagem; Distance Education; Cognitive Psychology; Learning Strategies; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Descrição

O estudo tem por proposta investigar o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas, comportamentais e autorregulatórias, utilizadas pelos discentes nos cursos de atualização e especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, ofertados na modalidade a distância para o estado de Alagoas/BR. Na recolha dos dados foi utilizado o instrumento intitulado “Escala de Estratégias de Aprendizagem (EEA)”, desenvolvido e validado por Zerbini e Abbad (2008). Quanto à aplicação do instrumento, foi feita de modo on-line utilizando recursos da ferramenta Google Drive para criação e envio do instrumento. Os dados obtidos pela aplicação do questionário foram analisados quantitativamente mediante procedimentos estatísticos de análise descritiva, optou-se por teste não paramétrico em razão do tamanho da amostra. Os resultados apontam que os sujeitos da pesquisa fazem uso com maior frequência das estratégias cognitivas, seguido respectivamente das comportamentais e das autorregulatórias, esta ultima apresenta menor incidência. Quanto aos objetivos específicos: a) relacionar as estratégias de aprendizagem com o perfil sociodemográfico do sujeito da pesquisa, os resultados indicam que as estratégias autorregulatórias apresentam significância na relação com as variáveis casado, tempo no SUS e vínculo efetivo, já nas estratégias cognitivas e comportamentais identifica-se significância apenas com a variável casado, indicando que, de modo geral, a condição de ser casado influencia os alunos quanto ao uso em todas as estratégias de aprendizagem; b) Quanto a analise da comparação entre os fatores que integram a EEA, os dados analisados indicam que os alunos utilizaram com maior frequência as estratégias que integram o fator 5 – elaboração, seguido do fator 6 – busca de ajuda no material didático, já as estratégias que integram o fator 7 – monitoramento da compreensão, apresentam-se com uso moderado. Por fim, ressalta-se a importância da temática e da necessidade de outras pesquisas que associem o tema ao papel do tutor como incentivador no desenvolvimento das estratégias xii de aprendizagem pelos alunos no contexto da EaD (e-Learning), que requer aprendizes mais autônomos.

This study aims to investigate the use of cognitive, behavioral and self-regulatory learning strategies used by students in refresher and specialization courses in Micro-politics of Health Management and Work, offered in the distance modality to Alagoas state, Brazil. In the data collection, the instrument "Learning Strategies Scale (EEA)" was developed and validated by Zerbini and Abbad (2008). As for the application of the instrument, it was done online using resources from the Google Drive tool for creating and sending the instrument. The data obtained by the application of the instrument were quantitatively analyzed using statistical procedures of descriptive analysis, and non-parametric test was chosen because of the sample size. The results show that the subjects use more frequently the cognitive strategies, followed respectively by behavioral and self-regulatory strategies, the last one presenting a lower incidence. Regarding the specific objectives: a) to relate the learning strategies to the sociodemographic profile of the subject of the research, the results indicate that the self-regulatory strategies present significance in the relation with the variables “married”, “time working in SUS” and “effective employment”; on the other hand, in the cognitive and behavioral strategies, only the “married” variable is identified, indicating that, in general, the condition of being married influences the students to the use in all the learning strategies; b) about the comparison analysis between the factors that integrate EEA, the analyzed data indicate that the students used more frequently the strategies that integrate the factor 5 - elaboration, followed by the factor 6 - search for help in the didactic material, when the strategies that integrate factor 7 - monitoring comprehension are presented with moderate use. Lastly, it is emphasized the importance of the theme and the need for other research that associate the theme with the role of the tutor as an incentive in the development of the learning strategies by the students in the context of the e-Learning, which requires more autonomous learners.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Correia, Carlos
Contribuidor(es) RUN
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.