Detalhes do Documento

Integração dos SIG/WEBSIG na formação inicial de docentes do 1º ciclo do ensino básico

Autor(es): Antunes, Sofia Simões

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/2429

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Sistemas de informação geográfica (SIG); Sociedade de informação; Ensino; Docente; Ensino básico 1.º ciclo; Formação inicial de docentes; Competências; Ensino/aprendizagem; Globos Virtuais; WebSIG; Geographic information system (GIS); Society of information; Teaching; Teacher; Primary school; Teachers’ formation; Skills; Teaching/Learning; Virtual globes; WebGIS


Descrição

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Perante uma Sociedade de Informação, onde as novas tecnologias adquirem cada vez maior importância, urge repensar o papel da escola e professores. É necessário adequar as metodologias de ensino às novas exigências, onde a literacia informática e a capacidade de análise espacial se tornam indispensáveis. O contacto com a tecnologia, logo nos primeiros anos de escolaridade, deve ser incentivado, servindo de base a uma aprendizagem construtivista. Neste contexto, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) assumem-se como um ferramenta essencial, possibilitando o “aprender fazendo” em diversas áreas disciplinares e não disciplinares.(...)

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Painho, Marco Octávio Trindade
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.