Autor(es):
Costa, Maria Manuela Rodrigues da Fonseca Alpalhão
Data: 1993
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/308
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Literatura infantil; Conto maravilhoso; Primeiro ciclo do ensino básico; Discurso; Narrativa; Criatividade
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
O conto maravilhoso é uma forma narrativa de literatura infantil que tem despertado a atenção de estudiosos e de educadores pelo papel relevante que pode desempenhar no desenvolvimento do imaginário infantil e pelo interesse universalizante que apresenta como elemento unificador de culturas de raíz popular. Em Portugal, esta forma de literatura tem vindo a ganhar crescente importância como um conto educativo, potenciador do desenvolvimento da criança. Centrámos a nossa investigação numa Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico onde há alunos de várias culturas, a Escola Primária Número Um do Vale da Amoreira. Através de um estímulo apresentado, ligado ao conto maravilhoso, as crianças - pertencentes a uma turma do terceiro e a uma do quarto ano de escolaridade - produziram textos, englobando o maravilhoso, nos quais desenvolveram categorias do discurso, da narrativa, da criatividade (ligada a figuras de estilo).