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A colecção de azulejos do Museu de Artes Decorativas Portuguesas: contributos para um projecto de comunicação expositiva

Autor(es): Gaspar, Frederico Luís Esteves

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/32409

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Museu de Artes Decorativas Portuguesas; Azulejo; Azulejaria; Colecção; Comunicação; Exposição; Interpretação; Público; Visitante; Collection; Communication; Display; Interpretation; Public; Visitor; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Descrição

O presente trabalho de projecto de mestrado destina-se a dar um conjunto de contributos para um futuro projecto de comunicação expositiva da colecção de azulejos do Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa. Esta ideia deve-se ao facto de o Museu em causa não comunicar, nem através da exposição permanente, nem de exposições temporárias, a história da colecção e o seu significado para a história da azulejaria portuguesa nos séculos XVII e XVIII. Para a realização deste trabalho aplicaram-se os princípios metodológicos da programação museológica. O trabalho é caracterizado por três partes distintas. Na primeira parte é feita uma caracterização e descrição do Museu e da colecção; na segunda parte procede-se a uma análise e diagnóstico da actual comunicação expositiva da colecção; na terceira parte avança-se com algumas ideias/contributos para um futuro projecto de comunicação expositiva. Estas ideias incidem essencialmente na elaboração de dois percursos interpretativos, mas também no restauro e conservação dos painéis de azulejos, na criação de recursos físicos que permitam uma maior acessibilidade do Museu e da exposição aos diversos tipos de público, e ainda na reformulação museográfica de alguns espaços expositivos.

This master's project work is intended to give a set of contributions to a future draft expository communication Museum tile collection of Portuguese Decorative Arts of the Ricardo do Espírito Santo Silva Foundation, in Lisbon. This idea is due, to the fact that the museum in question does not communicate through either the permanent exhibition or temporary exhibitions, the history of the collection and its significance to the history of Portuguese azulejos/tiles in the seventeenth and eighteenth centuries. For this work, we have applied methodological principles of museum programming. The work is characterized by three distinct parts. The first part consists in the characterization and description of the museum and of its the collection. In the second part, we analyze and make the diagnosis of the current expository communication collection. The third part describes some ideas for a future draft expository communication. These ideas focus mainly on the development of two interpretive paths, but also the restoration and conservation of the tile panels, creating physical resources to enable greater accessibility Museum and exposure to various types of public and still in museographic reworking of some spaces expository.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Curvelo, Alexandra; Meco, José
Contribuidor(es) RUN
Licença CC
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