Autor(es): Pires, Maria Isabel Valente
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/329
Origem: Repositório Institucional da UNL
Autor(es): Pires, Maria Isabel Valente
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/329
Origem: Repositório Institucional da UNL
Tese de doutoramento em Ciências da educação: área da Psicossociologia da Educação
A escola em Portugal está fortemente centrada nas capacidades cognitivas e racionais do indivíduo e a pessoa como um todo é muitas vezes ignorada quando não marginalizada. O presente estudo desenvolve-se no domínio da pedagogia. Nele se assume que o objecto da educação é a pessoa como um todo, incluindo a construção da sua identidade, o desenvolvimento da sua personalidade, a forma como constrói os seus próprios valores. Pretende-se contribuir para a compreensão da importância de vinculacões entre aluno e educador na construção de valores. Houve uma preocupacào específica por crianças de um meio sociocultural desfavorecido. O problema que orientou o estudo foi formulado da seguinte maneira: De que forma será possivel proporcionar à criança um meio escolar que lhe permita estabelecer vinculações e em que medida essas vinculações favorecem a aquisição de valores.