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Chips de pneus – substituto de brita calcária em aterros sanitários

Autor(es): Gomes, Ana Margarida Vieira

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4049

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Pneus usados; Pneus em fim de vida; Chips de pneus; Aterro; Valorização; Brita calcária; Lixiviado


Descrição

Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Engenharia Sanitária

Os pneus usados podem ser transformados em material para ser utilizado em aplicações de engenharia civil ou geotécnica, tais como aterros para deposição de resíduos (e.g. cobertura diária alternativa, camada de drenagem, recolha de biogás). Apesar da importância da promoção da reciclagem de pneus e com a possibilidade de aplicar o fim de estatuto de resíduos aos pneus usados, tornase fulcral a investigação da compatibilidade física deste material aplicado num aterro para deposição de resíduos e se este não causa danos ambientais. Esta investigação focase na possibilidade dos chips de pneus, obtidos através de um processo de corte dos pneus, poderem constituir um substituto da brita nas camadas de drenagem do sistema de selagem de um aterro. Assim, foram estudadas as propriedades químicas dos chips de pneus através da determinação da lixiviação de metais em água a pH distintos (4,5, 7,0 e 9,0), recorrendo a testes em batch ou de contacto com uma relação Líquido/Sólido (L/S) 10. Al, Fe, Mn e Zn foram os metais que lixiviaram em concentrações maiores. No entanto, todas as concentrações dos metais não ultrapassaram os valores estabelecidos para classificar estes materiais como resíduos inertes.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silveira, Ana; Cabeças, Artur
Contribuidor(es) RUN
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