Autor(es):
Marques, Maria Teresa Cruz Correia
Data: 1997
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/405
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Centros de recursos; Recursos; Formação; Autoformação; Representações sociais; Inovação
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciênias da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
O estudo que a seguir se apresenta situa-se no campo da formação, mais concretamente, no campo da formação inicial de professores. Com este estudo procuramos identificar e compreender, junto de uma população de utilizadores do Centro de Recursos, os alunos dos cursos de formação inicial de uma Escola Superior de Educação do Ensino Superior Politécnico: as representações dos limites e contributos do Centro de Recursos para a sua própria formação, nomeadamente a identificação de dimensões do centro de recursos, que limitam ou favorecem a formação dos utilizadores e o seu desenvolvimento. Foi utilizada uma metodologia do tipo qualitativo. Para a recolha de dados, foram feitas entrevistas exploratórias numa primeira fase do estudo e, numa segunda fase, entrevistas semi-directivas. Trabalhou-se sobre um corpus de sete entrevistas. Os dados foram tratados e interpretados segundo a análise temática de conteúdo.