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Comunicação para todos. Estudo de caso sobre o Museu Calouste Gulbenkian

Autor(es): Paulino, Carla Margarida Palma

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/4175

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Comunicação; Acessibilidade; Fácil compreensão


Descrição

Trabalho de Projecto de Mestrado em Museologia

A comunicação dos museus tem vindo a ganhar um papel cada vez mais importante. Com enquadramento jurídico na Lei-Quadro dos Museus Portugueses, lei n.º47/2004, 19 Agosto, a comunicação é utilizada pelos museus na divulgação dos seus bens culturais e das suas iniciativas. Estas entidades têm adoptado diferentes formas de comunicarem com os seus públicos como, por exemplo, através de websites ou através de novas tecnologias como áudio-guias e quiosques interactivos. Estes suportes possibilitam a cada museu alargar o acesso do público às suas colecções, na medida em que a sua versatilidade permite-lhes ultrapassar ou contornar determinadas limitações físicas. No entanto, a acessibilidade tem vindo a transcender o seu carácter físico e a ganhar uma dimensão intelectual que abrange o aumento da compreensão dos diversos tipos de público aos conteúdos dos museus, das suas colecções e exposições. Neste sentido, a comunicação dos museus pode ser utilizada na divulgação de informação mais acessível a um número de visitantes cada vez mais abrangente e diversificado. O Museu Calouste Gulbenkian é um dos museus portugueses que tem vindo a valorizar o papel da comunicação na divulgação das suas actividades e no acesso do público às suas colecções através da utilização de diversos suportes informativos. O seu público caracteriza-se pela diversidade, abrangendo visitantes nacionais e estrangeiros, crianças, estudantes, famílias e especialistas, entre outros. Enquanto estudo de caso do presente projecto, interessa perceber o grau de adequação dos suportes de comunicação utilizados pelo Museu e dos seus conteúdos a este público diversificado. Consegue o Museu Gulbenkian disponibilizar os seus conteúdos a todos os seus visitantes? E consegue garantir que todos os visitantes compreendem a informação que lhes é fornecida? Para encontrar estas respostas, os suportes em causa serão enumerados e caracterizados. Realizada esta análise, serão propostas alterações a estes suportes ou a realização de novos suportes, de acordo com as conclusões obtidas. Estas propostas serão também resultado de uma metodologia apresentada e que remete para a elaboração de conteúdos de fácil compreensão. Desta forma, será alcançado o principal objectivo deste projecto: a elaboração de uma política de comunicação onde uma diversidade de informação seja física e intelectualmente acessível a uma diversidade de público através de uma diversidade de suportes. Apenas um equilíbrio entre estas três vertentes, transposto para um caso prático e particular, permitirá o êxito de uma “comunicação para todos” dentro do mesmo museu.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Raquel Henriques da; Dias, João Carvalho
Contribuidor(es) RUN
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