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Learning to learn – using self-awareness of learning styles to promote language learning

Autor(es): Nunes, Vanessa Matos Dias

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/46410

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Metacognition; Self-awareness; Learning styles; Learning to learn; Learner autonomy; Differentiated tasks; Young learners; Metacognição; Autoconsciência; Estilos de aprendizagem; Aprender a aprender; Autonomia do aluno; Diferenciação pedagógica


Descrição

The present study was developed as part of the practicum of my master’s degree in teaching English as a foreign language (EFL) in primary school with the aim of understanding of the concepts of metacognition and self-awareness of learning styles to promote language learning. Another aim of the study was to determine and develop differentiated tasks related to personal learning styles within the daily context of learning. The participants were 25, 4th form students aged between 9 and 10 years old. Action research was the methodology applied in this one class environment which comprised both qualitative and quantitative data collection by means of questionnaires, visual aids, teaching journals and weekly reflections for the Seminário de Orientação da Prática Supervisionada 2 (SO PES2), one of the Master degree courses. Results were debated through open class discussion and reflective questioning, that is, students were encouraged to share their opinions on learning styles and learning strategies as a means to develop self-awareness of these. The study demonstrated that young learners are able to reflect on learning preferences and to critically analyse their learning styles thus gaining a deeper understanding of themselves as learners. This also allowed them to develop strategies to deal with their strengths and weaknesses.

Este estudo foi desenvolvido como parte do estágio do Mestrado de Ensino de Inglês de 1º Ciclo tendo como objectivo a exploração dos conceitos de metacognição e autoconsciência dos estilos de aprendizagem para promover a aprendizagem linguística. O estudo pretende também determinar e desenvolver tarefas de diferenciação pedagógica relacionadas com o estilo de aprendizagem pessoal dentro do contexto diário do ensino. Os participantes foram 25 alunos do 4º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. A metodologia aplicada foi um projecto de investigação-acção no ambiente de uma turma e que implicou a recolha de dados qualitativos e quantitativos através de questionários, auxiliares visuais, diários de ensino e reflexões semanais para o Seminário de Orientação da Prática Supervisionada 2 (SO PES2), uma das cadeiras deste mestrado. Os resultados foram debatidos através de discussão aberta em turma, ou seja os alunos foram encorajados a partilhar as suas opiniões sobre estilos e estratégias de aprendizagem, como forma de desenvolver a autoconsciência dos estilos e estratégias de aprendizagem. O estudo revelou que os alunos da primária são capazes de reflectir acerca das suas preferências de aprendizagem e de analisar de forma crítica os seus estilos de aprendizagem, aprofundando assim o seu conhecimento de si mesmos como alunos e desenvolver estratégias para lidar com as suas qualidades e fraquezas.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Inglês
Orientador(es) Leslie, Carolyn; Matos, Ana
Contribuidor(es) RUN
Licença CC
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