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As representações do corpo na obra de Flannery O' Connor: uma perspectiva comparatista

Autor(es): Santos, António Carlos Santos Teixeira

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/5498

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Flannery O’Connor; Representações do corpo; Pintura flamenga dos séculos XV e XVI; Grotesco


Descrição

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas (Especialização em Estudos Literários Norte-Americanos)

Este trabalho visa investigar a natureza das representações do corpo na obra de Flannery O’Connor e o paralelo estético e ideológico e religioso que essas representações guardam com a pintura flamenga dos séculos XV e XVI, no quadro do conceito de arte grotesca e corpo grotesco, tal como foram apresentados por Mikhail Bakhtin em Rabelais and His World. Defender-se-á que, para estes autores, a única representação possível do transcendente é o corpo e que este é representado grotesco, não como forma de ironia, mas antes segundo a visão de Deus em que os autores acreditavam.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Martins, Isabel Oliveira
Contribuidor(es) RUN
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