Detalhes do Documento

Dinâmica relacional entre pares de alunos: uma contribuição para a compreensão dos processos de aprendizagem em física utilizando meios computacionais

Autor(es): Ribeiro, Cremilde Fernandes Caldeira

Data: 1995

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/72

Origem: Repositório Institucional da UNL


Descrição

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento

Este estudo investigou se o ambiente de aprendizagem criado na sala de aula, nomeadamente, o trabalho efectuado em pequeno grupo utilizando computador, software específico, fichas de trabalho e o apoio do professor, constituiu ou não um poderoso ambiente de aprendizagem. Investigou ainda se a dinâmica relacional que se estabeleceu entre os pares de alunos, do mesmo sexo ou não, e utilizando meios computacionais, influenciou a aprendizagem. O plano metodológico utilizado no estudo para se proceder à investigação sobre o ambiente de aprendizagem, foi um plano pré-experimental, enquanto que para a investigação sobre a dinâmica relacional, se utilizou a observação directa e a entrevista serni-directiva.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ambrósio, Teresa; Andrade, António Jorge
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.