Autor(es):
Cunha, Rui Paulo Figueiredo da
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/7247
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Aprendizagem colaborativa; Formação profissional; WebQuest; Ambientes virtuais de aprendizagem
Descrição
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning
Este estudo deriva da necessidade de compreender melhor as potencialidades da metodologia WebQuest nas actividades formativas de cursos de formação profissional de jovens e teve como principal objectivo estudar o impacto da utilização da metodologia WebQuest em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa, na realização de actividades formativas em módulos técnicos de cursos de formação profissional de jovens. O trabalho debruçou-se num estudo de caso de 3 turmas de cursos de formação profissional de jovens, nos quais os formandos procederam à realização, em grupo e com o suporte de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, de uma WebQuest de longo prazo que incluiu 4 tarefas baseadas em problemas reais da área do curso que frequentavam. No final, os formandos procederam ao preenchimento de um questionário, cujos dados revelaram um impacto positivo nos níveis de motivação e empenho dos formandos derivado do trabalho colaborativo na realização das tarefas da WebQuest, uma facilitação na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências técnicas, uma preferência generalizada pela metodologia WebQuest e a importância de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para complementar a formação presencial. Os resultados obtidos revelam que, embora não seja ainda a estratégia preferida, a WebQuest constitui uma ferramenta que permite integrar eficazmente as tecnologias de informação e comunicação nos processos educativos e formativos, promovendo a aprendizagem colaborativa. No entanto, é ainda necessário estudar melhor os benefícios das orientações sobre a utilização dos recursos disponibilizados na Internet.