Detalhes do Documento

Infraestruturas verdes promotoras de um planeamento urbano sustentável e biofílico. O exemplo do Subdistrito Butantã na cidade de São Paulo (Brasil)

Autor(es): Gaspar, Ana Cristina Salgueiro Duarte

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8478

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Infraestrutura verde; Córrego Pirajuçara; Ecologia da paisagem urbana; Paisagem; Subdistrito Butantã; Unidades paisagísticas


Descrição

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente

O crescimento de uma cidade envolve mudanças a todos os níveis: ambientais, culturais, sociais e económicos. No entanto, se esse crescimento não tiver em consideração a paisagem e os benefícios que uma harmonia com o espaço "natural"consegue proporcionar, poderão surgir problemas que afetarão a população e os seus recursos. As linhas de água e as suas margens, normalmente, não são consideradas nos planos e projetos locais e regionais, aumentando ainda mais o caráter dicotómico entre o ambiente construído e natural e os problemas que daí podem resultar. Nesta dissertação foi analisada uma região do município de São Paulo, o Subdistrito Butantã. Antes da elaboração de propostas de melhoria para o local, foram identificados os conflitos existentes neste subdistrito tendo em consideração a principal linha de água que se encontra presente, o Córrego Pirajuçara (ribeira de pequenas dimensões). Depois da análise do território chegou-se à conclusão da existência de dois problemas principais e relacionados entre si: a impermeabilização do solo e o desprezo das margens e vegetação ciliar do córrego. Assim, o objetivo desta dissertação foi a elaboração de uma Infraestrutura Verde (IFV) que deve fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento de um plano sustentável. Neste âmbito, para além de se apresentar esta proposta, a dissertação apresentada deve ser utilizada com o intuito de contribuir com informações para futuros estudos de modo a salientar as potencialidades desta zona e a minimizar os problemas encontrados. Deste modo, a proposta de IFV pretende que estas problemáticas sejam corrigidas e baseia-se nos princípios da Ecologia da Paisagem. Assim, é considerada a paisagem como uma parte do território, a interação dos ecossistemas, a importância da heterogeneidade espacial e a importância da tradução dos princípios ecológicos para uma escala prática de planeados, engenheiros e arquitetos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ferreira, José; Pellegrino, Paulo
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.