Detalhes do Documento

As greves dos operários de lanifícios da Covilhã no Inverno de 1941 : O início da agitação operária em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial

Autor(es): Teixeira, Cátia Sofia Ferreira

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8643

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Greve; Covilhã; Lanifícios; Segunda Guerra Mundial; Estado Novo; Operários


Descrição

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História Contemporânea.

Com este trabalho pretendemos compreender o fenómeno da greve e da manifestação pública na Covilhã durante a Segunda Guerra Mundial. Focamo-nos nas greves de Novembro e Dezembro de 1941, que constituem um dos primeiros sinais da grave crise que o Estado Novo terá de enfrentar, regime que até então repousava sobre uma aparente «paz social». Apesar de terem um conteúdo reivindicativo formalmente económico, as greves de 41 revelaram-se, na prática, greves de cariz político, colocando os operários em confronto directo com o governo, sem a mediação dos Sindicatos Nacionais, estruturas que têm uma acção muito limitada na defesa das reivindicações da classe operária durante todo o conflito mundial. Embora consideradas como greves «políticas», a sua organização e condução não terá sido partidária. Como fenómenos explicativos da movimentação da comunidade operária covilhanense serão explorados os antecedentes da luta reivindicativa naquela cidade, que darão conteúdo ao movimento espontâneo a que assistimos no Inverno de 1941.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.