Detalhes do Documento

Índice de Satisfação e Lealdade do Turista

Autor(es): Vinhas, Ricardo Serrão

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8787

Origem: Repositório Institucional da UNL

Assunto(s): Turismo; Satisfação do cliente; Lealdade do cliente


Descrição

Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação.

A satisfação do cliente é hoje o principal critério para determinar a qualidade que é oferecida ao cliente pelos produtos/serviços (Vavra, 1997). Uma questão de sobrevivência para as empresas num mundo globalizado. As questões acerca da satisfação do cliente surgem do próprio conceito de marketing, que busca incessantemente a adequação entre o que é oferecido pela empresa e o que os clientes necessitam ou desejam. Segundo Kotler (1999), satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa. O presente estudo direciona estes conhecimentos, pois visa identificar os factores que afectam a satisfação e a lealdade do turista e está apoiado pelas idéias de Johnson e Gustafsson (2000), os quais afirmam que a qualidade dos produtos e serviços, satisfação e lealdade do cliente, deveriam ser estudadas de maneira sistêmica de modo a tentar descobrir quais características de qualidade influenciam a satisfação dos clientes e as quais conduzem à sua lealdade.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Simões, Pedro Miguel Pereira
Contribuidor(es) RUN
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.