Autor(es): Vinhas, Ricardo Serrão
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8787
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Turismo; Satisfação do cliente; Lealdade do cliente
Autor(es): Vinhas, Ricardo Serrão
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10362/8787
Origem: Repositório Institucional da UNL
Assunto(s): Turismo; Satisfação do cliente; Lealdade do cliente
Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Estatística e Gestão de Informação.
A satisfação do cliente é hoje o principal critério para determinar a qualidade que é oferecida ao cliente pelos produtos/serviços (Vavra, 1997). Uma questão de sobrevivência para as empresas num mundo globalizado. As questões acerca da satisfação do cliente surgem do próprio conceito de marketing, que busca incessantemente a adequação entre o que é oferecido pela empresa e o que os clientes necessitam ou desejam. Segundo Kotler (1999), satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa. O presente estudo direciona estes conhecimentos, pois visa identificar os factores que afectam a satisfação e a lealdade do turista e está apoiado pelas idéias de Johnson e Gustafsson (2000), os quais afirmam que a qualidade dos produtos e serviços, satisfação e lealdade do cliente, deveriam ser estudadas de maneira sistêmica de modo a tentar descobrir quais características de qualidade influenciam a satisfação dos clientes e as quais conduzem à sua lealdade.