Detalhes do Documento

As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários

Autor(es): Nunes, Carolina Costa

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/10173

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Brand relationships; Relações attachment-aversion; Marcas de distribuidor; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Descrição

Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017

O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da dissertação de mestrado em Marketing pretende estudar o conceito attachment-aversion aplicado, no caso concreto, a três marcas distintas de dentífricos (uma marca líder e duas marcas de distribuidor), tendo como finalidade compreender o tipo de relações que os jovens universitários têm com as mesmas. O objetivo principal da pesquisa é caraterizar o relacionamento entre os estudantes universitários e as marcas de distribuidor, por comparação com- uma marca líder na mesma categoria de produtos, através da aplicação do modelo attachment-aversion (AA) do relacionamento entre o consumidor e as marcas, proposto por Park et al. (2013a). O protótipo da investigação foi desenvolvido com base em dois momentos principais, a recolha de dados secundários e a recolha de dados primários. A primeira etapa consistiu na revisão bibliográfica que permitiu caracterizar o estado de arte sobre o estudo da teoria da relação mais especificamente no caso do modelo attachment-aversion, o marketing de distribuição e as marcas de dentífricos. Numa fase posterior, foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra constituída por 361 alunos a frequentar o primeiro ciclo de estudos da Universidade do Algarve. Os resultados obtidos através das análises efetuadas validaram a possibilidade de adaptar a escala de Park et al. (2013a), nomeadamento no caso específico dos seguintes grupos: determinantes AA, as relações AA, a força motivacional e as intenções comportamentais.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Guerreiro, Manuela
Contribuidor(es) Sapientia
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.