Autor(es):
Vaz, Anabela Gavinho
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/1662
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Biblioteca escolar; Escola; Competências; Leitura; Literacia; Pesquisa da informação; Contexto familiar
Descrição
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Com base no pressuposto de que as necessidades actuais são plurais e o conhecimento conduz, supostamente, à prosperidade, à globalização e à inclusão, procurámos salientar no papel determinante da educação a construção do sucesso educativo emergente na sociedade actual. Acreditamos que a escola tem o dever e a responsabilidade de promover o sucesso educativo dos alunos, o qual abrange e ultrapassa o sucesso escolar, tendo em vista preparar os indivíduos para a vida. Na mesma linha de pensamento, a informação assume-se como imprescindível e é a base de todo o conhecimento. Porém, somente o conhecimento contextualizado e transformacional pode conduzir ao desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades. A presente dissertação incide sobre questões da informação e do conhecimento e aborda as implicações da escola e das bibliotecas escolares, designadamente a qualidade do serviço prestado, hábitos de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributo para o desempenho escolar, bem como o contributo da BE na alteração das práticas dos professores. A revisão da literatura permitiu-nos perceber que bibliotecas escolares pró-activas, dinâmicas e bem apetrechadas podem constituir o recurso seguro e acessível ao sucesso educativo. Neste sentido, a nossa recolha de dados incidiu nas opiniões de alunos, pais e docentes sobre o contributo específico de uma BE do 1º ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas particular. Foi nossa intenção perceber o que pensam estes intervenientes no processo educativo sobre a qualidade dos serviços prestados, hábitos de leitura, trabalho de pesquisa na BE e contributos para o desempenho escolar e desenvolvimento do currículo. Incluímos, pois, as percepções de pais/encarregados de educação, bem como as de docentes sobre o papel da BE na alteração das práticas. A pertinência da reflexão destas questões prende-se com o contributo que pretendemos dar à escola e à sociedade em geral na valorização de um ensino promissor do sucesso educativo. Deste modo, o nosso contributo, ainda que modesto nesta matéria, permitiu recolher percepções tanto de alunos, como de pais e professores relativamente à qualidade dos IV serviços da BE, hábitos de leitura e contributos que a BE poderá dar para um melhor desempenho escolar dos alunos.