Autor(es): Sancho, Hugo José Diogo
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2124
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teatro; Beckett; Ética; Estética; Técnica
Autor(es): Sancho, Hugo José Diogo
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2124
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teatro; Beckett; Ética; Estética; Técnica
Dissertação de mest., Comunicação Cultura e Artes (Teatro e Intervenção Social e Cultural), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Este relatório é resultado de um trabalho de projecto cuja vertente artística incidiu sobre textos de Samuel Beckett, a partir dos quais foi montado um espectáculo com um actor que tinha por referência uma escola teatral baseada em autores como Craig, Stanislavski, Artaud, Brecht, Grotowski e Peter Brook. Ao longo do processo de criação foram surgindo inquietações que levaram, no decurso deste trabalho, a tentar dar resposta à questão: O que é fazer teatro sozinho? As conclusões apontam para algumas especificidades dessa modalidade do teatro em que o actor trabalha a partir de si para contar uma história, dando assim testemunho do seu ser individual mas também com o sentido de pertença ao colectivo social em que se integra, numa relação comprometida com a vida. Assim realizado, o teatro de um actor só pode tornar-se um ritual simultaneamente disciplinador e libertador.