Detalhes do Documento

Fotografia em educação visual e tecnológica: estratégias de ensino aprendizagem

Autor(es): Joaquim, Fátima Andreia Pereira

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2834

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Educação visual e tecnológica; Fotografia; Arte; Ensino


Descrição

Dissertação de mest., Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012

Este Relatório trata de uma reflexão crítica sobre o trabalho que desenvolvi no âmbito da unidade curricular, Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Com recurso à fotografia como conteúdo a ser desenvolvido, tinha como objetivo desenvolver e consolidar novas competências técnicas, aplicadas à fotografia analógica, fotogramas e à manipulação e criação de imagens fotográficas digitais, com recurso ao programa de edição e tratamento digital de imagem Adobe Photoshop, inserido na disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 6º ano de escolaridade. Optei por apresentar um trabalho, onde os alunos teriam de utilizar a sua própria imagem, sendo uma maneira de os motivar, através das manipulações exercidas sobre o seu retrato. Comprovei que de facto, o uso do retrato de cada aluno no desenvolvimento do trabalho foi motivador para eles. Estabelecendo novas estratégias de ensino aprendizagem com recurso à fotografia. A fotografia, enquanto espaço que proporciona a experimentação do real, podendo adquirir um papel crítico e reflexivo sobre o mundo que nos rodeia, desta forma, pretendi usá-la como um recurso importante no ensino de Educação Visual e Tecnológica. Com base na revisão bibliográfica, partindo das ideias de alguns autores analisa-se o papel das artes/fotografia na educação, no impacto que provoca no desenvolvimento das competências dos alunos, promovendo a reflexão crítica no que se refere ao mundo das imagens. Gerando e conduzindo a formação dos alunos em indivíduos mais conscientes e independentes socialmente.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gil, Francisco
Contribuidor(es) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.