Detalhes do Documento

A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e folha de cálculo

Autor(es): Nobre, Sandra ; Amado, Nélia ; Ponte, João Pedro da

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3457

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F69917%2F2010/PT;

Assunto(s): Pensamento algébrico; sistemas de equações; métodos formais; representações matemáticas; folha de cálculo


Descrição

O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificação de variáveis, tradução de condições e identificação de soluções se mostrou uma abordagem adequada, em especial, para o estudo do método de substituição. No final do estudo, uma das alunas passou a recorrer sistematicamente aos métodos formais enquanto a outra usa com eficácia a folha de cálculo, que prefere em relação aos métodos formais.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados