Autor(es): Silva, Sara Filipa Brito da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3585
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Autor(es): Silva, Sara Filipa Brito da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/3585
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Dissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Este estudo pretende explorar as relações entre os cinco traços de personalidade (big five theory) dos pais em relação ao comportamento de consumo dos filhos, definidos numa amostra composta por 150 pais de origem portuguesa. A informação foi recolhida através de um questionário constituído por uma escala de caracterização sociodemográfica, por uma escala para avaliar a personalidade, o NEO – PI – R (Lima & Simões, 2000) e pela escala de comunicação de consumo entre pais e filhos (Buijzen & Valkenburg,2005).Os resultados permitem observar que os traços de personalidade dos pais, principalmente a amabilidade e a conscienciosidade, influenciam os comportamentos de consumo dos filhos. Simultaneamente, observou-se também a determinação do género e da idade dos pais nas atitudes que tomam em relação aos comportamentos dos filhos. Neste sentido, esta investigação realça a importância da influência das características de personalidade dos pais nas atitudes que estes têm relativamente as análises e escolhas de consumo dos filhos e permitem sugerir futuras investigações.