Autor(es): Agostinho, Margarida Manuela Melão
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/594
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teses; Ensino; Biologia; Microrganismos; Aquário; Danio rerio; Physa
Autor(es): Agostinho, Margarida Manuela Melão
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/594
Origem: Sapientia - Universidade do Algarve
Assunto(s): Teses; Ensino; Biologia; Microrganismos; Aquário; Danio rerio; Physa
Dissertação mest., Biologia e Geologia - Educação, Universidade do Algarve, 2007
A motivação dos alunos para o estudo das ciências e do método científico tem desde sempre preocupado docentes e investigadores. Muitas têm sido as metodologias testadas com maior ou menor sucesso. O trabalho subjacente a esta dissertação teve por base a experiência na docência ao longo de alguns anos e a necessidade constante de aperfeiçoar metodologias e técnicas de formação tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida. Sugerem-se assim algumas abordagens dos conteúdos lectivos, na área da Biologia, do 3º ciclo e secundário, através da proposta de actividades investigativas utilizando o aquário. Estas sugestões de actividades são acompanhadas por um pequeno suporte teórico e por sugestões práticas de procedimentos facilitadores do trabalho em laboratório com aquários. As actividades propostas permitiram que alguns alunos desenvolvessem projectos utilizando a metodologia de trabalho investigativo. Através da realização de inquéritos verifica-se que a maioria dos alunos apontaram a aprendizagem com trabalho investigativo mais vantajosa para a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida do que a aprendizagem com recurso a métodos expositivos.