Detalhes do Documento

Um aquário na sala de aula

Autor(es): Agostinho, Margarida Manuela Melão

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/594

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Teses; Ensino; Biologia; Microrganismos; Aquário; Danio rerio; Physa


Descrição

Dissertação mest., Biologia e Geologia - Educação, Universidade do Algarve, 2007

A motivação dos alunos para o estudo das ciências e do método científico tem desde sempre preocupado docentes e investigadores. Muitas têm sido as metodologias testadas com maior ou menor sucesso. O trabalho subjacente a esta dissertação teve por base a experiência na docência ao longo de alguns anos e a necessidade constante de aperfeiçoar metodologias e técnicas de formação tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida. Sugerem-se assim algumas abordagens dos conteúdos lectivos, na área da Biologia, do 3º ciclo e secundário, através da proposta de actividades investigativas utilizando o aquário. Estas sugestões de actividades são acompanhadas por um pequeno suporte teórico e por sugestões práticas de procedimentos facilitadores do trabalho em laboratório com aquários. As actividades propostas permitiram que alguns alunos desenvolvessem projectos utilizando a metodologia de trabalho investigativo. Através da realização de inquéritos verifica-se que a maioria dos alunos apontaram a aprendizagem com trabalho investigativo mais vantajosa para a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida do que a aprendizagem com recurso a métodos expositivos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pires, Maria Sofia Júdice Gamito
Contribuidor(es) Sapientia
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.