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A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo

Autor(es): Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/802

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Teses; Desenvolvimento humano; Necessidades educativos especiais; Inclusão; Parcerias; Sucesso educativo


Descrição

Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006

O principal objectivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de parceria entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo, tendo em vista compreender de que modo a (in)relação favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com necessidades educativa especiais. Este estudo emerge da necessidade de adquirir suportes teóricos sobre o trabalho de parceria entre o professor titular de turma e o professor de apoio educativo, temática que se revela fundamental na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, no intuito de fazer face à heterogeneidade das salas do Ensino Regular resultante de uma filosofia de escola inclusiva. O universo do estudo é constituído intencionalmente por três professores titulares de turma e por três professores de apoio educativo dos conselhos de Loulé e Albufeira (Algarve). Os instrumentos utilizados nesta dissertação baseiam-se fundamentalmente na entrevista semi-estruturada e como instrumento de trabalho de auto-regulação, procedemos à avaliação sistemática da dissertação para nos certificar da coerência entre a progressão do nosso estudo e o seu objectivo inicial. O estudo pretende, consequentemente, analisar os testemunhos dos professores sobre as concepções de inclusão e trabalho de parceria dos professores do ensino regular e do apoio educativo, para melhor compreender as metodologias utilizadas nas práticas actuais e a sua eventual correlação com o trabalho de parceria, no âmbito das necessidades educativas especiais. Perceber ainda, até que ponto se desenvolvem actividades que promovam estratégias de diferenciação pedagógica em relação a alunos com necessidades educativas especiais.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sousa, Carolina
Contribuidor(es) Sapientia
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