Detalhes do Documento

Os abre-te sésamo da imaginação

Autor(es): Encarnação, Marta Sofia Matos da

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/9963

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Educação; Literatura; Insólito; Maravilhoso; Tecnologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016

Este relatório pretende verificar a aceitação do Maravilhoso por parte de dezanove alunos, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos numa turma do 6.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Para a aplicação do meu tema central de intervenção educativa, foi utilizada a história tradicional, previamente selecionada pela escola e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, Ali Babá e os quarenta ladrões, adaptada por Luc Lefrort e traduzida para a língua portuguesa por António Pescada. Tenho como objetivo compreender como é que as narrativas com momentos de maravilhoso puro, através da leitura integral em contexto de sala de aula, contribuem para o desenvolvimento da imaginação, bem como da capacidade cognitiva, pessoal e emocional dos alunos que são convidados a testemunhar esteticamente esse universo protagonizado pelos heróis da imaginação. O estudo foi realizado durante a Prática de Ensino Supervisionado, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa. Realizei várias estratégias de leitura e interpretação para cada um dos momentos de narrativa. As estratégias de abordagem da obra adotadas ajudaram-me a dar uma melhor entoação à história e compreensão pelos alunos, permitindo-me, ainda, um maior e melhor envolvimento de todos nos momentos prévios de preparação, interpretação e dramatização. Momentos houve, também, de reflexão sobre as leituras expressivas efetuadas, levando a turma a participar ativamente na compreensão integral da obra e no seu reconto crítico, não assumindo o papel passivo de ouvinte.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Contribuidor(es) Sapientia
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.