Autor(es):
Serra, Bruno Daniel de Brito
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1284
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Cidadania; Educação para a cidadania - Aspectos filosoficos; Sociedade - Democracia; Democracia - Aspectos filosóficos; Cidadania - Aspectos políticos
Descrição
A palavra cidadania tornou-se, nas últimas décadas, numa das palavras mais usadas quando se pretende discutir a vida em sociedade. No entanto, se o conceito em si tem vindo a crescer em importância, a sua concretização na vida pública e política vê-se – e sente-se – cada vez mais comprometida na sociedade contemporânea. Sendo o fomento das virtudes cívicas forte reconhecidamente uma das exigências mais importantes de um Estado democrático, impõe-se a pergunta de como podemos as podemos reabilitar; mais concretamente, impõe-se a questão de saber como podemos educar para a cidadania. No decurso do presente trabalho, procuraremos examinar filosoficamente a noção de cidadania à luz dos desafios inerentes aos contemporâneos Estados democráticos, tentando, simultaneamente, demonstrar que é na disciplina de Filosofia que encontramos o terreno mais fecundo para o cultivo dos valores políticos que nos permitirão educar para uma cidadania activa, participativa e pluralista.