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A necessidade de reinvenção da identidade visual

Autor(es): Belo, Elsa Marina de Oliveira

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1445

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Identidade visual; Identidade visual - Universidade da Beira Interior; Identidade visual - Universidade do Minho; Identidade Institucioal; Imagem institucional; Identidade visual - Brasão


Descrição

Numa sociedade sobrecarregada de informação visual, a existência de uma «identidade visual» actual e bem definida torna-se indispensável para que uma entidade possa captar a atenção do público, tanto a identidade como a imagem institucional têm uma importância crescente na gestão das entidades, nomeadamente das universidades. Dada a emergência da denominada «Sociedade do Conhecimento» e dos novos desafios que são impostos às universidades, estas entram num contexto de mercado onde são exigidos parâmetros de gestão equivalentes aos empresariais. Os componentes intangíveis como é o caso da identidade visual, que iremos analisar, tomam elevada importância. O presente estudo debruça-se sobre a identidade visual institucional, nomeadamente da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, e a necessidade desta ser redesenhada. A base de estudo é uma análise comparada da identidade visual da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior, ambas foram identificadas através do brasão, a Universidade da Beira Interior ainda é, no entanto, a Universidade do Minho já renovou o seu símbolo de identificação. Assim, constitui propósito deste trabalho reflectir sobre as motivações que levam ao redesenho da identidade visual institucional, especialmente no caso das universidades do Minho e da Beira Interior.

In a society bombarded with visual information, an up to date and well defined «visual identity» is indispensable in captivating the public’s interest in a company, the identity as much as the institutional image are of increasing importance in the management of entities, in particular for universities. Given the up and coming «Society of Knowledge» and the new challenges universities now face, these institutions must meet the demands of a market where management standards rival those of commercial companies. Intangible components, such as visual identity, which we propose to analyse, become of extreme importance. The present study focuses on the institutional visual identity, particularly the University of Minho and that of Beira Interior, and the need to readdress their designs. The study is based on a comparative analysis of the visual identity of the University of Minho and the University of Beira Interior, both recognisable through their respective coats of arms. The first has already adopted a different identification symbol, whereas the latter continues to show its original design. Therefore, the aim of this study is to reflect on the motivation behind the redesigning of the institutional visual identity, in particular of those of the Universities of Minho and Beira Interior.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Tomás, António Rebelo Delgado
Contribuidor(es) uBibliorum
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