Detalhes do Documento

A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino

Autor(es): Lopes, Beatriz Fernanda Madeira

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1610

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Artes visuais - Prática de ensino supervisionada; Artes visuais - Estágio pedagógico; Artes visuais - Fotografia; Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino; Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino; Artes visuais - Ensino - Comunicação


Descrição

“A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano).

“Photography. Appropriations and deconstructions in Visual Arts and its teaching" was the theme chosen for the research part of this internship report, in the ambit of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. This work is presented in two parts, being the first devoted to the research topic, and the second to the Internship Report on Supervised Teaching Practice. The first part is divided into two chapters, where the first is addressed the history of photography and its antecedents and the relationship of photography with art, to the present day; the second chapter is devoted to the potential of the application / use of the photograph, or image in the proposed work within the classroom of Workshop and Arts, Course of Humanistics in Visual Arts, in the regular education. The second part, related to the Supervised Teaching Practice, is divided in three chapters, the first dedicated to the socio-economic context of the High School Campos Melo (the internship location), the second and the third devoted to reflections of supervised classes and all the work developed by Core Stage during the school year, within the classes of Workshop and Arts (12th year) and Descriptive Geometry-A (11th year).

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Fidalgo, Ana Cristina Matos Lopes
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.