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Controlo estatístico do processo: um estudo de caso numa empresa na área da indústria automóvel

Autor(es): Godina, Radu

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/1897

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Sistema de gestão da qualidade; Controlo estatístico da qualidade; Controlo estatístico do processo; Indústria automóvel


Descrição

No quadro de crescente globalização, a economia confronta as empresas com inúmeros desafios, já não chega produzir, as premissas actuais assentam na qualidade como condição para se atingir a produtividade e a competitividade. E, dado que a qualidade não é estática, está constantemente a ser alterada, porque os clientes são cada vez mais exigentes, qualquer organização empresarial, que queira ser competitiva, tem que inovar. No ambiente competitivo em que vivemos as organizações procuram cada vez mais produzir com qualidade com o menor custo possível, ao garantir assim a sua própria sobrevivência. Uma das respostas a essa procura é o Controlo Estatístico do Processo (CEP) – um poderoso método de gestão que permite a melhoria da qualidade e a eliminação de desperdícios. Este trabalho propõe-se a melhorar a qualidade de um processo através do uso do CEP numa empresa da indústria automóvel, bem como efectuar um estudo dos conceitos associados à metodologia e pretende demonstrar todas as vantagens associadas à sua utilização, como forma de melhoria de qualidade e redução de desperdícios. Para o efeito, foi estudada a metodologia existente da implantação do CEP nesse mesmo processo, e procurou-se uma maneira de a adaptar à realidade da empresa após ter sido efectuada a recolha de amostras e as interpretações das cartas de controlo, ou seja, as análises.

In this context of an increasing globalization, the economy defies firms with numerous challenges, it is no longer enough to produce, the current principles are based on quality as a condition for achieving productivity and competitiveness. And given that the quality is not static, it is constantly being changed, and since customers are increasingly demanding, any business organization that aims to be competitive it has to innovate. In the competitive environment in which we live organizations increasingly seek to produce quality at the lowest possible cost, to ensure their own survival. One response to this claim is the Statistical Process Control (SPC) - a powerful management method which enables quality improvement and waste elimination. This paper suggests the improvement of the quality of a process through the use of SPC in an enterprise of the automotive industry, makes a study of concepts related with the methodology and aims to demonstrate all the advantages associated with its use as a method for improving quality and reducing waste. To accomplish this, after being completed the sample collection, the interpretations of control charts and its analysis, it has been made a study of the existing methodology of implementation of SPC in the same process, and it was sought a way to adapt it to the reality of the company.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Matias, João Carlos de Oliveira
Contribuidor(es) uBibliorum
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