Detalhes do Documento

Contos tradicionais e compreensão leitora: cruzamentos e interacção

Autor(es): Pereira, Susana Margarida Garcia Cabral

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2100

Origem: uBibliorum

Assunto(s): Compreensão leitora; Conto tradicional


Descrição

Numa sociedade plena de volátil imediatismo, o conto tradicional, associado a práticas que exigem calma e sossego, enquanto artefacto capaz de desenvolver a compreensão na mente das crianças e consequentemente a motivação para a leitura, parece não ter lugar, quer no ensino formal, quer nas famílias. A nossa dissertação enquadra-se nesta problemática, ao tentar reabilitar o papel do conto e ao mesmo tempo proceder a práticas no âmbito da compreensão em leitura. Através de uma componente prática desenvolvida na Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas, onde exercemos a nossa prática lectiva, enquanto docentes, desenvolvemos, tendo em conta o ensino explícito, um conjunto de actividades, medindo a compreensão em leitura dos alunos e em simultâneo promovendo esta última.

In a society full of unsteady immediacy, the traditional tales, associated with practices that demand quietness and peace as a way of developing children‘s ability of understanding and at the same time their reading motivation, finds no place either on formal teaching or among families. Our essay deals with this question by trying to revive the role of traditional tales and at the same time by promoting reading comprehension practices. Through practice developed in ―Escola Básica Integrada da Ponte das Três Entradas‖ (school), where we work as teachers, bearing in mind the explicit teaching, we tried out a number of activities that allowed us to measure the reading comprehension of students and at the same time to promote the last one.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Contribuidor(es) uBibliorum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.