Autor(es): Caldeirão, Teresa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2376
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Arquitectura tradicional; Estado Novo
Autor(es): Caldeirão, Teresa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2376
Origem: uBibliorum
Assunto(s): Arquitectura tradicional; Estado Novo
O percurso da arquitectura da primeira metade do século XX foi conturbado e viveu numa tensão instável, que marcou o pós da 1ª Guerra Mundial. Portugal tal como tantos outros países europeus, revelou-se nos campos da arquitectura, bem como no urbanismo, tempos de confrontos entre o sentido histórico da inovação e de afirmação da ruptura e o sentido recreativo de regresso aos temas tradicionais, historicistas ou regionalistas. Muitas vezes as duas vertentes - “o tradicional e o clássico” e “o progressista e o modernista” - existiram paralelamente e qualquer um dos lados teve períodos de maior ou menor força na arquitectura neste período. A arquitectura modernista que se desenvolveu em Portugal nas décadas de 20 e 30, foi designada como um “efémero modernismo” ou o “primeiro modernismo Português”, contando com expressão clara de uma nova geração de arquitectos acabados de formar, dos quais o regime ditatorial do Estado Novo(1926-1974), entretanto implantado, opta por aceitar como autores da construção consciente da “imagem” arquitectónica e artística do regime. Tal como os principais regimes que ascenderam ao poder no final do século XX, o Estado Novo visionou na arquitectura um meio de propaganda, usando a sua “imagem” arquitectónica para promover os seus feitos e a sua ideologias perante a nação, chegando mesmo a catalogá-la em álbum (“Portugal 1934”) como modo de promoção. Sob forma de concursos, exposições e congressos a “arquitectura do Estado Novo”, como afirmação de um regime ditatorial, demonstra bem como a arquitectura pode ser um poderoso instrumento de propaganda política e imagem de um Regime. O principal objectivo desta dissertação é estudar a importância do papel da arquitectura durante esta época, bem como o papel que teve na propaganda e imagem de um Portugal poderoso, cheio de história e vitórias, com uma etnografia tão própria e tão diferente dos restantes países Europa.
The path of the architecture of the first half of the 20th century was somewhat troubled and experienced a very unstable tension, that marked the period after the World War I. Portugal, as many other European countries, revealed itself in the field of architecture, as well as in the urbanism’s, it was a time of collisions between the sense of historical innovation and the statement of the rupture and the recreational sense towards the traditional, historicist or regionalist themes. By often times, the two fronts – “the traditional and the classic” and “the progressive and the modernist” – existed at the same time and each one of them had greater or lesser periods of strength in architecture at this time. The modernist architecture that developed in Portugal on the 20s and the 30s, was designated as a “ephemeral modernism” or the “first Portuguese modernism”, including the clear expression of the new generation of architects, just graduated, from which the dictatorial regime of the Estado Novo (1926-1974), meanwhile deployed, choose to accept as authors of the conscious construction of an architectonic and artistic “image” of the regime. As the most relevant regimes that ascended to the political power at the end of the 20th century, the Estado Novo found in the architecture an ideal method of propaganda, using its architectonic “image” to promote its own achievements and ideologies towards the nation, eventually even catalogued in an album (“Portugal 1934”) as a promotion method. Using the program of contests, expositions and congresses the architecture of the Estado Novo, as a statement of the dictatorial regime, successfully shows that architecture can be a powerful device of political propaganda and as well as a brand mark for the regime. The main goal of this dissertation is to study the importance of the role of architecture during this period, full of history and victories, granted with its very own ethnography so distinct from all the other European countries.